Você tem que assistir esse filme: Documentário sobre streetart do Banksy

Eu sei que você está sem tempo. Mas assista esse filme!

E não digo isso por o EXIT through the gift shop mostrar o artista Shepard Fairey criando e espalhando suas artes pela rua, correndo de polícia, escalando prédios muito antes do famoso poster do Obama. Também não digo isso por ele capturar o momento que a streetart estava começando a crescer em meados de 2001, entrevistando e acompanhando diversos artistas hoje famosos e ricos. Eu não digo para você assistir esse filme por causa que ele é do Banksy.

Eu digo isso pela história de quem filmou tudo isso, Thierry Guetta que depois de acompanhar artistas pelas ruas durante anos, editar um filme que foi reprovado, investir todo o seu dinheiro em se tornar um artista como Banksy, arriscando hipoteca da casa, filhos pra criar e esposa reclamando de contas para pagar. Em 1 ano conseguiu ser um artista mundialmente conhecido e rico com o nome de Mr. BrainWash coisa que artistas como Bansky levaram 10 anos.

Chegando aos leilões de arte com obras que antes valiam apenas admiração e elogios, agora sendo negociadas a 100, 200 mil doláres. Isso é investir seu tempo em sua paixão(não em trabalhos assalariados), mas mesmo sem saber que isso daria dinheiro. O sucesso dele seguiu o mesmo caminho.

O filme não está a venda no Brasil, apenas passando na 34º mostra internacional de cinema. Mas já está disponível para baixar na internet com qualidade alta. Eu acho que foi o próprio Bansky que colocou na rede.

Existe uma teoria da conspiração que acredita que o Mr. BrainWash é o próprio Banksy, como mais uma forma de ir contra o sistema com sua arte.

`