Jardins verticais que trazem novas possibilidades pro ecossistema urbano

O Supertree Aerial Walkway faz parte de um complexo chamado OCBC Skyway, a mais recente adição ao inovador projeto Gardens by the bay“, em Singapura. Composto por 18 jardins verticais, o projeto conta com uma passarela interligando todas as “árvores”, criando uma paisagem inusitada no horizonte da cidade.

As estruturas têm aproximadamente de 20 a 25 metros de altura e abrigam um conjunto de estufas climatizadas em seu interior. Seu design é inspirado na forma de uma orquídea e seus troncos de aço possuem sistemas de captação de águas pluviais, coletando e armazenando água da chuva para reutilização, além de servirem como centros de energia que abrigam aquecedores solares, painéis solares e dutos de ventilação. Eles também permitem que o ar quente seja lançado a partir das estufas abaixo, em uma espécie de ecossistema urbano. Os ”ramos” das árvores, ainda em construção, vão funcionar como treliças, um dossel de trepadeiras, flores e folhas que fornecem sombra ao clima úmido Singapura.

As obras do Gardens By The Bay estão programadas para serem concluídas em junho de 2012. A sua mais alta árvore terá 50 metros e um bistrô em seu topo.

 

`