Vasos e esculturas criados com impressora 3D

Michael Eden quis investigar a relação entre as técnicas de artesanato tradicional e as ferramentas digitais. Para criar estas obras de arte, ele utiliza grandes máquinas que imprimem em 3D. E de layer em layer, o objeto é formado.

E como ele mesmo disse no vídeo abaixo, a impressora pode ficar trabalhando por até 50 horas seguidas. E depois, as camadas devem ser derretidas para se juntarem e formarem um único objeto.

O design dos objetos é feito no computador, mas não basta só apertar um botão e imprimir. Para fazer os designs no software, Eden teve que aplicar seu conhecimento, sensibilidade e técnicas que usava no artesanato para captar as mesmas energias das linhas, formas e linguagem. E isto fez com que ele pudesse criar uma nova forma de fazer arte, a “Additive Layer Manufacturing”.

Algumas peças dele, como estas abaixo, não seriam possíveis de serem concebidas através das tradicionais técnicas de modelagem da argila, pelo formato e material utilizado. Esta peça, mais que uma obra de arte estática, possui um QR Code que possibilita a interatividade dos observadores já que, ao posicionar seu celular em frente, ele pode ver mais informações e vídeos sobre a peça. É arte se unindo à tecnologia da informação.

 

 

`