TEDx Campos 2012

Tivemos a honra de participar do TEDx Campos, onde o tema desse ano foi a “Alimentação do Futuro”. O evento aconteceu no Grande Hotel Campos do Jordão e contou com 14 palestrantes que puderam contar um pouco das suas histórias. Agora é só aguardar os vídeos das palestras.

Começamos bem já com o Chef Alex Atala sendo o primeiro palestrante. Ele falou da interpretação cultural dos sabores, da combinação de gostos, culturas e experiências. Tão importante quanto preservar “mares, rios e florestas, é preciso conservar gente”. A cultura está nas pessoas. Falou o Chef.

 

Logo na sequência entrou o agricultor Romeu Mattos Leite que veio com uma conversa bem do interior mas que a importância é altissima e ninguém nem lembrava de dar valor. Mostrou diversos valores da roça e como ele reflete diretamente nas nossas vidas.

Ana Branco que é adepta da alimentação VIVA contou que há 20 anos só come alimentos naturais crus. Disse que o cozimento acaba matando os ingredientes e se alimentando direto de ingredientes recém colhidos criamos uma conexão direta com o alimento e conseguimos processar as últimas informações que o sol enviou pra terra. Conexão direta! No final da palestra ela fez um suco de luz usando diversos tipos de verduras.

O “mestre queijeiro” Bruno Cabral veio na sequência e contou um pouco da história do queijo e de como ele reflete em muito na história do Brasil.

Cecília Sanada uma barista japinha muito de bem com a vida entrou no palco com o Cazé (sua muda de café) e descontraiu o ambiente contando diversas histórias até se tornar a melhor barista de São Paulo.

Mais tarde a Chef Mônica Rangel levantou a bandeira do cardápio brasileiro e falou do Movimento Brasil à Mesa, com ela e outros chefs, trabalhando ao lado da Embratur e do Ministério do Turismo para valorizar, resgatar e difundir a gastronomia brasileira no mundo. Incluindo a criação de um prato internacional brasileiro.

Biel Baum foi só aplausos contando sua história que desde 5 anos de idade, fez a mãe prometer que não comeriam mais carne. De quando foi levar seu diário gastronômico para o chef Jamie Oliver, na Inglaterra. E que hoje, aos 10 anos comanda o programa Arte na Cozinha (Chef TV) e ensina receitas saudáveis a crianças.

E finalizando Tsuyoshi Murakami falou sobre simplicidade. Mas de verdade, achei que ele mais pirou do que falou. Pelo menos terminou dando uma mensagem positiva: ”Galera, vamos respirar, comer devagar e sentir”.

`