Empreendedorismo

Salman Khan: reinventando a educação através do Youtube

por: Vicente Carvalho

Publicidade Anuncie

Sempre falamos aqui no Hypeness de formas inovadoras sobre qualquer assunto. E hoje vamos falar de um homem que, para ajudar seus primos a aprender algumas matérias da escola, passou a usar basicamente seu computador, uma câmera e até o Paint. Começou então a usar o Youtube como meio de transmissão desses “tutoriais”, e está gerando uma revolução na educação, a ponto da Presidente Dilma Rousseff ter o recebido neste mês de janeiro aqui no Brasil – trate-se de Salman Khan.

Formado em matemática, ciências da computação e engenharia elétrica pelo MIT, Khan percebeu que os vídeos eram muito mais interessantes que as aulas que seus primos tinham na escola, pois no vídeo eles podiam dar ‘pause’, voltar ao início ou assistirem quantas vezes quisessem, onde bem entenderem. E em pouco tempo os vídeos, inicialmente destinado aos seus primos, começaram a ter mais acessos, e se mostraram eficazes pra qualquer tipo de aprendizado, como neste comentários de uma mãe: “Meu filho de 12 anos tem autismo, e teve uma péssima experiência com matemática. Nós tentamos de tudo, vimos de tudo, compramos de tudo. Nós esbarramos nos seus vídeos sobre decimais, e ele entendeu. Depois fomos para as temidas frações. De novo, ele entendeu. Nós não podíamos acreditar. Ele está muito entusiasmado”.  E não parou por aí, até professores começaram a escrever pra ele, comentando que usavam seus vídeos para ajudá-los nas aulas.

Depois de alguns anos, ele largou seu emprego, e abriu a Khan Academy, e começou a disseminar esse conhecimento ao resto do mundo. Os números impressionam. Veja esse infográfico feito pelo site Porvir, que mostra como funciona as aulas e os incríveis números da Khan Academy:

Com sua própria academia, Khan lidera um movimento de reformulação de salas de aula em todo mundo. Reformular talvez nem seja a melhor palavra para o que ele vem fazendo. O que ele tem feito mesmo é inverter a sala de aula, ou o que em inglês é chamado de flip the classroom. Isso mesmo: ele tem colocado a classe de cabeça para baixo. “Enquanto o mundo requer gente criativa e com alta capacidade inovadora, o modelo vigente reforça a passividade”, criticou Khan.

Enfim movimentos inovadores para a educação começam a aparecer atualmente, como no post que comentamos sobre a escola do Rio sem salas de aula. Vale a pena ver o vídeo que Khan fez para o TEDx no qual conta toda sua trajetória até se transformar em tudo que é a Khan Academy hoje:

Separamos também uma, dentre as milhares de vídeo-aulas, no qual Khan fala sobre a primeira lei de Newton (dublado):

Post by Razões para Acreditar.


Vicente Carvalho

Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lembra dela? Cafeteria de ‘Friends’ será inaugurada oficialmente na vida real