Fotógrafo brasileiro retrata de perto estranhos nas ruas de São Paulo

E se alguém de repente chegasse em você com uma câmera e tirasse uma foto sem dizer nada? Ou ainda – se você tentasse desbaratinar e ele fosse te perseguindo até conseguir o clique? Pois é assim que o fotógrafo brasileiro Jonas Tucci, vencedor do prêmio Nova Fotografia 2013 do MIS, clica os personagens para a sua série intitulada “Street Photography“, na qual ele retrata rostos desconhecidos de estranhos. As fotos nos permitem fazer um estudo social, tentando imaginar quem seriam aquelas pessoas, para onde estariam indo, quais seriam suas histórias de vida.

Perguntamos a Jonas como é a abordagem e ele nos revelou: “Não existe abordagem e isso causa estranhamento nas pessoas, naturalmente tenho que estar preparado para todos os tipos de reação. Eu me coloco na frente da pessoa de repente e disparo o flash a meio metro dela.  Já aconteceram situações muito tensas de conflito. Isso para mim é como um estudo de conflitos interpessoais. Por exemplo uma cigana na avenida paulista jogou pinga em mim, primeiro o líquido e depois a garrafa e partiu pra cima querendo brigar. Tive que gritar que estava armado para “acalmar” a situação.”

Ele também diz que não há um critério padrão para escolher seus personagens “Parece que eles me escolhem ‘me fotografa, eu sou sua foto’. A imagem fala com o fotógrafo. De uma forma geral, procuro gente que se diferencia da maioria por alguma expressão forte, postura ou ação no momento, o que faz a imediata identificação com o ser humano comum.

Veja algumas fotos do projeto:

rua1

rua3

rua4

rua5

rua7

rua8

rua9

rua10

rua11

Se você gostou, o fotógrafo fará nesse sábado, 18/05/13, um workshop sobre fotografia de rua no qual os alunos aprenderão a utilizar sua câmera e equipamentos, sejam quais forem, para capturarem momentos pelo Centro de SP e pelo bairro da Liberdade. Técnicas, posturas, abordagens, precauções, ajustes do olhar e a utilização do flash durante o dia serão alguns dos tópicos abordados. Saiba mais.

É também possível acompanhar seu trabalho pela fanpage ou pelo Instagram.