Guia ilustrado mostra como interagir com pessoas introvertidas

Todo mundo tem aquele amigo introvertido que, que demora para socializar, e que geralmente prefere estar entre menos pessoas. Há uma forma eficiente de interagir com eles. 

Com o objetivo de explicar o que se passa por trás das mentes dos introvertidos, a cartunista Schroeder Jones, graças a um introvertido ex-namorado, decidiu criar um guia ilustrado explicando por que motivo os introvertidos agem dessa forma.

Já pensou que, por exemplo, um introvertido pode ter pouca energia para gastar e não a quer desperdiçar com alguém que não gosta ou não conhece? Já pensou que talvez um introvertido não precise de outras pessoas pra buscar animação, por que ele consegue encontrá-la em si mesmo? Confira o manual (com tradução livre):

GuiaIntrovertido1

O que é introversão? Pessoas introvertidas vivem em um mundo do tamanho de uma bolha (não literalmente, mas você entendeu). A maior peculiaridade de um verdadeiro introvertido, ao contrário de alguém que é extrovertido, é como ele ganha sua energia.

GuiaIntrovertido2

As pessoas extrovertidas coletam energia do mundo que as cerca. Eles absorvem as “boas vibrações” das pessoas em sua volta e por isso precisam de um monte de interação social.

As pessoas introvertidas criam sua própria energia e, ao invés de tirar dos outros, fornecem essa energia no contato social. Isto significa que eles naturalmente enxergam a interação como exaustiva e precisam de tempo para recarregar.

GuiaIntrovertido3

Porque essa energia é um recurso limitado, eles tendem a ver os extrovertidos como ferozes predadores prontos a roubar suas doces reservas de energia. Por isso eles têm a bolha de espaço pessoal.

GuiaIntrovertido4

Como interagir com um introvertido: só porque alguém é introvertido não significa que não goste de companhia. Interação é apenas cara para eles e eles não querem gastá-la com alguém chato (leia-se: desperdiçar). Faça o seguinte:

GuiaIntrovertido5

Diga Olá, seja educado e descontraído, mostre que reconhece e aprova a presença deles. É importante para os introvertidos sentirem-se bem recebidos – eles não vão gastar sua preciosa energia com alguém que não os quer à sua volta. Se você tiver notícias interessantes/importantes para mencionar, mencione-as. Só não leve a conversa para o lado da fofoca.

GuiaIntrovertido6

Em seguida volte para o que você estava fazendo. Agora os introvertidos vão saber que você é amigável e aberto a interagir, mas que não vai força-los a gastar energia se eles não quiserem.

GuiaIntrovertido7

Lembre-se: Respeite o espaço pessoal (a bolha); A energia é limitada; Não exija ter energia despendida em você quando não é particularmente necessário; Não tome o silêncio como insulto – não é!; Os introvertidos ficam solitários, também.

GuiaIntrovertido8

É isso, gente! Certifiquem-se que abraçam seus introvertidos hoje (com permissão, é claro).

Gostou? Compartilhe e ajude o mundo a entender melhor as pessoas tímidas!

material produzido por Schroeder Jones.

`