Menino de 14 anos cria moinho de vento e leva energia para sua família

William Kamkwamba é um jovem malauiano, que tinha apenas 14 anos quando decidiu inovar e ajudar a sua família em Kasungo, Malawi. Sem acesso a eletricidade, William quis aproveitar o vento e construiu um moinho gerador de energia, que hoje serve para dotar a casa da família com quatro lâmpadas e dois rádios. Um verdadeiro exemplo de que a vontade é a nossa principal arma.

William teve a ideia depois de cruzar com um livro, “Using Energy” (“Usando Energia”), no qual se davam algumas instruções básicas, mas não se prendeu a ele: primeiro, era impossível copiar o que estava no livro, porque William simplesmente não tinha meios pra isso – então o jovem usou peças que ia encontrando na sucata ou na rua; e segundo, ele adaptou o moinho de vento às suas próprias necessidades e conforme o que funcionava melhor ao longo das várias tentativas.

A história chegou a um jornal local e rapidamente se espalhou, fazendo de William convidado para várias palestras, entre as quais a do vídeo abaixo, nas conferências TED, já com 19 anos. Lá ele contou sua história e deixou um sonho: construir um moinho ainda maior pra ajudar com irrigação para toda a sua comunidade (que sofre com a seca dos campos).

Na plateia, ninguém duvidou que William conseguisse: é incrível a simplicidade com que ele diz “eu tentei, eu fiz”. Não deveria ser sempre assim? Veja:

JovemMoinho1

JovemMoinho2

JovemMoinho3

JovemMoinho4

JovemMoinho5

JovemMoinho6

JovemMoinho7

O reconhecimento do esforço e iniciativa do jovem, que vive em um lugar modesto e com muito poucos meios, levaram a comunidade TED a se mobilizar para ajudar a melhorar o sistema de energia (através da incorporação de energia solar), e para lhe levar uma melhor educação. Houve também projetos de limpeza de água (bombeada pelo moinho de vento de William, que foi melhorado, como se vê na foto abaixo), prevenção de malária, energia solar e iluminação. William teve ainda oportunidade de estudar na African Leadership Academy.

JovemMoinho8

JovemMoinho9
Imagens via