Ensaio fotográfico mostra o quanto a barba pode dizer sobre uma pessoa

É um interessante estudo sociológico, feito a partir de uma das caraterísticas mais marcantes, e ao mesmo tempo mais pessoais, dos homens: a barba. O fotógrafo Joseph D.R. OLeary passou um ano captando homens com diferentes tipos de barba e estilos. Ao todo são mais de 130 e o resultado vale a pena ser conhecido.

Nenhum dos homens fotografados tinha experiência em posar para uma câmera e esse foi o primeiro desafio – fazê-los ser eles mesmos e assim deixar transparecer um pouco de suas personalidades. OLeary convidou os homens para trazer uma ou duas mudas de roupa e alguns acessórios que os definissem, “pessoal, profissional e espiritualmente”.

As barbas documentadas são bem diferentes e as imagens que resultam também, cada uma contando uma história que você pode imaginar. Desde bigodes encaracolados a barbas espessas e compridas, há uma gama de interpretações deste símbolo de masculinidade. Veja algumas que selecionamos:

OfBeardsAndMen_1

OfBeardsAndMen_2

OfBeardsAndMen_3

OfBeardsAndMen_4

OfBeardsAndMen_5

OfBeardsAndMen_6

OfBeardsAndMen_7

OfBeardsAndMen_8

OfBeardsAndMen_9

OfBeardsAndMen_10

OfBeardsAndMen_11

OfBeardsAndMen_12

OfBeardsAndMen_13

OfBeardsAndMen_14

OfBeardsAndMen_15

OfBeardsAndMen_16

Os fanáticos por barba, podem continuar vendo as imagens no site do Of Beards and Men. O fotógrafo procura ainda financiamento colaborativo para conseguir lançar um livro sobre o projeto, com imagens selecionadas e com o mesmo nome. Você ainda tem 2 dias para ajudar no Kickstarter.

todas as imagens @ Joseph D.R. OLeary