4 comerciais memoráveis que fogem dos clichês de suas categorias

Um anúncio publicitário que não foge do senso comum está fadado ao esquecimento. Atualmente muitas empresas têm feito anúncios em forma de viral ou pegadinha, com o intuito de captar nossa atenção, já que estamos cada vez mais impaciente para comerciais clichês. E grandes propagandas, convenhamos, são as que não parecem propaganda, são aquelas que nos impactam de alguma forma, sem necessariamente escancarar a marca ou nome da empresa de forma explícita e óbvia.

Separamos alguns casos de propagandas que inovam e nos tocam, sensibilizam, impactam pela humanização e a fuga dos temas saturados de suas categorias.

1. Bebida Alcóolica: Guinness

Esqueça mulheres semi-nuas ou caras agindo de forma boba ou infantil, aqui o grande trunfo é a amizade. Na campanha, vemos um grupo de amigos jogando basquete de cadeira-de-rodas, o que já seria bem legal. Mas o que surpreende é o final, que mostra que a amizade de todos os amigos é maior que a deficiência de um deles:

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2. Gomas de mascar: Extra 

No vídeo abaixo, vemos cumplicidade e relação entre pais e filhos. O vídeo mostra de forma muito delicada o cuidado que o pai tem com sua filha, simbolizado pelo pássaro que ele faz de origami com a embalagem que envolve a goma de mascar (sem açúcar) da empresa, fazendo com que algo sem significado simbólico (o papel metalizado) transforme-se em um atributo emocional poderoso. Com um slogan no final sensacional: Give Extra, Get Extra (Algo como: Dê Extra, Receba Extra). O vídeo é da BBDO de Chicago.

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3. Telecomunicações: True

A empresa Tailandesa True está emocionando o mundo com um comercial impecável, contando uma história simples, mas impactante, de como pequenos atos de gentileza  podem reverberar em uma vida toda e mudar a realidade de pessoas de formas que nem imaginamos. Esqueçam mega-produção, direção de fotografia excepcional ou efeitos digitais, aqui o trunfo mesmo é a história bem contada.

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4. Móveis de baixo custo: Ikea

A Ikea é conhecida por suas campanhas memoráveis, e essa é mais uma delas. No vídeo em questão, conhecemos um idoso que se vê obrigar a mudar sua rotina no dia em que o banco da praça que ele vai todo dia está ocupado. Ele usa uma cadeira vermelha para sentar-se ao lado das pessoas, e essa cadeira vira o símbolo da mudança que ele resolve fazer na vida, se permitindo a conhecer lugares e pessoas novas em uma “saga” divertida e inspiradora. A criação é da S,C,P,F…, da Espanha.

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Que os vídeos acima nos inspirem e nos encorajem a mostrar aos clientes que muita coisa pode ser feita, que podemos falar de um mesmo assunto de forma totalmente diferente e cativante e que se torne, mais do que nunca, memorável.