Conheça a arte com vida do grafiteiro brasileiro Alexandre Orion

Falamos dele recentemente (é um dos artistas brasileiros fazendo sucesso na Alemanha, aqui), mas chegou a hora de o apresentarmos em nome próprio. Alexandre Orion é um artista brasileiro que elevou a arte de pintar murais a um outro patamar.

Ossário é o nome de uma de suas séries de trabalhos, em que Orion transforma túneis de São Paulo desenhando milhares de crânios. Como? Limpando a poeira negra que polui os túneis. As obras do artista acabam assim por ser inovadoras (o que não é fácil num mundo como o do graffiti) e nos obrigam a pensar – e a tentar achar uma solução – acerca de um dos problemas das cidades, a poluição.

Em Metabiótica, outra série impressionante, Orion junta graffiti e fotografia. Inquieto pela ideia de o graffiti não interagir com a vida das cidades, o artista passou longas horas esperando que as pessoas “conversassem” com seus trabalhos. Involuntariamente, os transeuntes acabam por completar a ideia dos desenhos, interagindo com eles e dando-lhes significado (todas as cenas fotografadas aconteceram mesmo, sem encenação).

Selecionamos alguns trabalhos do brasileiro, mas tem muitos outros para ver em sua página pessoal.

AlexandreOrion1

AlexandreOrion2

AlexandreOrion3

AlexandreOrion4

AlexandreOrion5

AlexandreOrion6

AlexandreOrion7

AlexandreOrion8

AlexandreOrion9

AlexandreOrion10

AlexandreOrion11

Alexandre Orion deu uma entrevista para a revista CULT, que você pode ler aqui.

`