O que rolou no Dia Mundial Sem Carro, celebrado com ocupação na Paulista

No Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, a Av. Paulista foi ocupada pelo evento “Se a Paulista Fosse Minha…“, organizado por alguns coletivos que prezam pelo espaço público pensado para as pessoas. A partir das 10h da manhã, as imediações da Alameda Rio Claro (entre as ruas Itapeva e Pamplona) e o MASP foram tomadas por grupos afim de mudar a realidade de São Paulo, que merece mais atividades ao ar livre e com menos carros circulando. Nós do Hypeness fomos conferir de perto o que rolou por lá.

Na programação, muito rock’n’roll ao vivo, com presença de bandas como Lomba Raivosa e Leite Paterno, que aliás fez uma apresentação muito animada para a galera. Além disso teve algumas oficinas gratuitas, trocas e doações de livros e brinquedos, Xadrez Gigante, exposições como a “Calar a Boca Nunca Mais”, que está em busca de novo espaço para seguir em frente, e fotos do projeto #foinessahora.

As calçadas da famosa avenida também foram aproveitadas para outros projetos. A ONG Clube dos Vira Latas fez uso da mesma estratégia da campanha chilena Estoy Aquí, em prol de divulgar os peludos disponíveis para adoção. Cinco cães estavam com balões pendurados em suas coleiras, com frases como “Não sou invisível”, chamando a atenção de muitos pedestres, que ao menos paravam para dar um pouco de carinho a eles.

Já a Nossa ONG distribuiu abraços grátis – e dos bem apertados! – para quem passava em frente ao MASP. Eles estão em busca de doações para organizar uma festa de dia das crianças para aproximadamente 500 pessoas.

Evento-Paulista-interna

Evento-Paulista-interna2 Evento-Paulista-interna3 Evento-Paulista-interna4

Evento-Paulista-interna5Evento-Paulista-interna6

todas as fotos @ Brunella Nunes/Hypeness