Tocante animação mostra o sinistro mundo da industrialização da comida

A Chipotle é uma rede de comida mexicana que vem há alguns anos se destacando por mostrar uma grande preocupação sobre a industrialização da comida, e fortalece essa visão com o posicionamento “Cultivate a better world” (algo como: cultivar um mundo melhor) de forma bastante eficaz. Recentemente, eles lançaram um vídeo memorável para lançar seu novo app de um jogo (para iOS e gratuito) que mostra a saga de um espantalho em ajudar animais enjaulados, proteger  e levar vegetais frescos para sua cidade.

O vídeo, que acompanha o lançamento do jogo, é uma bela animação feita pelo estúdio Moonbot, cuja trilha sonora é uma versão da música “Pure Imagination”, do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, feita pela Fiona Apple. A animação mostra um solitário espantalho (símbolo típico de proteção das plantações) observando frangos ‘inflados’ de forma não natural, vacas tendo seu leite tirado de forma ininterrupta, e depois o mostra começando um movimento de usar coisas naturais e não-industrializadas. No release do jogo, a Chipotle fala:

Em um mundo de fantasia distópica, toda a produção de alimentos é da fictícia indústria controlada por corvos, Crow Foods. Espantalhos foram deslocadas de seu papel tradicional de proteger alimentos, e agora são usados pelos corvos e os seus planos malignos de dominar o sistema alimentar. Sonhando com algo melhor, um solitário espantalho propõe oferecer uma alternativa aos insustentáveis alimentos processados na fábrica. 

Assista abaixo a animação feita para divulgar o jogo:

chipotle

chipotle2

chipotle3

chipotle4

chipotle5

chipotle6

O trailer do jogo para quem quiser conhecer mais:

Que fique claro que a rede não é prega o vegetarianismo, ela trabalha com carne de animais (muitos pratos mexicanos acompanham carne), mas o que a Chipotle defende e faz, é ter fornecedores de carnes responsáveis, onde o rebanho é criado de forma natural, sem intervenção de hormônios e/ou aditivos. Essa é uma causa de interesse de todos, pois hoje em dia temos nos alimentado de carnes que vêm carregadas de hormônios sintéticos e absolutamente prejudiciais para a nossa saúde. Para se ter noção, uma galinha demora em média 5 meses para crescer normalmente em seu habitat natural, sem intervenções humanas. Ao passo que, as galinhas de granjas, criadas para o abate, tem somente 45 dias de vida. Se o abate ocorrer depois dos 45 dias, o animal começa a desenvolver várias doenças, como câncer, leucemia, deformações físicas, etc. Ou seja – quando você come aquele filé de frango, achando que está fazendo super bem pra sua saúde, você está na verdade se alimentando de uma carne contaminada. Várias pesquisas têm apontado os efeitos que começam a surgir nas pessoas que se alimentam diariamente de carne contaminada com hormônios sintéticos – envelhecimento precoce (há casos de crianças que menstruam e começam a desenvolver seios em idade absolutamente precoce), cistos e tumores na mama, no colo do útero, nos ovários femininos e na próstata masculina, dentre outros.

Sabemos que apenas um jogo não é suficiente para mudar a consciência das pessoas sobre o que elas comem, mas, convenhamos, é um belo começo ver uma empresa tratar de um assunto tão obscuro de forma tão aberta. Eles já haviam abordado esse tema em um vídeo arrebatador de 2011, feito em stop-motion e sempre com uma trilha sonora impecável:

Para baixar o jogo (por enquanto somente para iOS), clique aqui.