Belo ensaio fotográfico mostra a vida dos “ciganos modernos”

São nômades, utilizam carroças pra se mover, mas estão ligados à tecnologia através de contas de Facebook ou smartphones. O fotógrafo Iain McKell tem acompanhado a vida de um grupo de contracultura britânico nos últimos 25 anos e registrou tudo em um livro que chamou de The New Gypsies (Os Novos Ciganos).

Era década de 80 quando Iain McKell fotografou um grupo de jovens anti Margaret Thatcher que, impulsionados pelo espírito punk e crenças hippies, decidiram largar a cidade rumo ao interior inglês, saltando entre caravanas e ônibus velhos. Na altura, McKell se deixou fascinar pela justaposição entre anarquia e beleza dessas pessoas.

Em 2001, sabendo que era hábito do grupo parar em festivais de música alternativos, McKell foi até ao Stonehenge Summer Solstice, em busca dos viajantes do chamado Convoy Peace (Comboio da Paz). Lá descobriu que eles tinham trocado os ônibus por carroças puxadas por cavalos e que faziam uma enigmática combinação entre o velho e o novo. Todo o tipo de gadgets, de laptops a smartphones ou contas no Facebook, ou até o uso de energia solar, os mantém ligados ao mundo moderno.

Durante 10 anos, McKell acompanhou o grupo por vários dias, várias horas ao dia, dos que viajam em bando até aos que viajam sozinhos ou com a família, o que culminou no livro com as incríveis fotos que captou. Deixamos algumas delas abaixo:

NewGypsies1

NewGypsies2

NewGypsies3

NewGypsies4

NewGypsies5

NewGypsies6

NewGypsies7

NewGypsies8

NewGypsies9

NewGypsies10

NewGypsies11

The New Gypsies foi lançado em 2011 (você pode comprá-lo na Amazon ou no site de McKell), como um retrato do percurso e transformações sofridas por este grupo de outsiders, de quem não se conhecem números, mas que encerram em si uma aura especial. Eles sabem disso e orgulham-se de estar ‘deslocados’ da sociedade.

NewGypsies12

NewGypsies13

NewGypsies14

NewGypsies15

NewGypsies16

Apesar de desligados de quase tudo, eles encontram formas de fazer dinheiro, seja construindo caravanas, vendendo artesanato ou trabalhando em fazendas. Tudo isso eles quiseram que McKell registrasse. No entanto, o fotógrafo preferiu focar um outro elemento: “concentrei-me nas pessoas. É um livro de pessoas. No fundo, é isso que faz uma cultura”.

NewGypsies17

NewGypsies18

NewGypsies19

todas as fotos @ Iain McKell

Esse ensaio nos fez lembrar um outro igualmente belo, cujas fotos retrataram uma comunidade nômade que vive com leis baseadas no amor. Relembre aqui.