Empreendedorismo

Empresa brasileira inova e cria plástico sustentável feito de mandioca

por: Eme Viegas

Publicidade Anuncie


Atualmente vão nascendo novas ideias pra diminuir a poluição causada pelos resíduos de plástico. Dado que não podemos eliminar o plástico das nossas vidas, já que é um material muito útil, por que não procurar alternativas semelhantes, mas menos poluentes? É o que faz a CBPak, situada no estado de São Paulo, que aproveita amido de mandioca pra criar copos e bandejas de plástico.

O bioplástico permite reduzir a emissão de gás carbônico, amenizando também o aquecimento global, além de ser reciclável e muitas vezes biodegradável – plásticos verdes chegam a decompor-se sozinhos em alguns meses, ao contrário da decomposição interminável dos plásticos comuns, vindos do petróleo. Foi por isso, e pela falta de opções no setor, que Claudio Rocha Bastos quis investir, fundando a CBPak em São Carlos, no estado de SP.

Depois de anos de pesquisas, a ideia nasceu: com uma matéria-prima renovável, a mandioca, a empresa criaria milhares de embalagens plásticas. Até agora, já ultrapassou as 300 mil bandejas e copos, tendo aberto nova sede no Rio de Janeiro, em 2012, pra aumentar a produção. O preço, bastante mais alto que nos plásticos de origem fóssil, é o principal desafio, mas temos certeza que eles irão conseguir encontrar uma solução com o tempo, até porque o mais difícil já foi feito.

PlásticoMandioca1

PlásticoMandioca2

PlásticoMandioca3

PlásticoMandioca4

Você também pode personalizar seu copinho ou embalagem de plástico feito de mandioca.

PlásticoMandioca5

PlásticoMandioca6


Eme Viegas

Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Heineken abre inscrições para estágio que oferece vale-cerveja como um dos benefícios