Pai constrói prótese de mão para o filho com impressora 3D e gasta 10 dólares

Essa semana mesmo falamos da revolução iniciada pelo Google conectando qualquer um que queira aprender à pessoas com vontade de ensinar – relembre aqui. Foi exatamente o que aconteceu com Paul McCarthy, um dedicado pai inconformado com as limitações físicas do filho Leon, de 12 anos, que nasceu sem os dedos da mão esquerda.

Ele criou uma prótese para o filho usando uma impressora 3D, com instruções que encontrou de graça em um vídeo na internet publicado pelo inventor Ivan Owen, que disponibilizou também as medidas e os mecanismos necessários para montar a mão robótica. Usando a impressora da escola de Leon, o pai gastou entre 5 e 10 dólares. Foi isso mesmo que você leu: 5 a 10 dólares! Um valor infinitamente mais baixo ao de uma prótese industrial, que pode chegar a 30 mil dólares, graças à invenção original de Owen, onde o movimento de abrir e fechar a mão acontece ao levantar ou abaixar o pulso.

Leon disse que no começo achou que fosse ‘loucura’ do seu pai, mas quando começou a usar a prótese ele ficou muito feliz, e disse que aquilo era algo especial, e não apenas diferente. O menino garante, orgulhoso, que se sente um ciborgue. Agora ele consegue andar de bicicleta tranquilamente, fazer desenhos mais elaborados e realizar tarefas do cotidiano de forma fácil, desde segurar sua mochila a abrir uma porta. E o melhor: pelo baixo custo, quando a prótese ficar pequena, é só imprimir outra maior.

“Fazer com que seu filho seja feliz é a coisa mais recompensadora que você pode ter como pai”, diz ele no vídeo em que foi entrevistado pela CBN, vejam:

pai_protese

pai_protese2

pai_protese3

pai_protese4

pai_protese5

pai_protese6

20131108121555105189u

Essa história mostra o poder da internet e da tecnologia aplicadas em algo benéfico e útil. Veja abaixo um dos vídeos que o Paul encontrou na internet e que lhe inspirou a fazer a prótese para o filho, que mostra o pequeno sul-africano Liam usando a prótese inventada por Ivan Owen, e feliz da vida com sua nova mão:

Post por Razões para Acreditar.