A impressora 3D capaz de construir uma casa em menos de 24h

As impressoras 3D são uma realidade e têm ajudado a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências como você já viu aqui no Hypeness. Agora, está sendo testada pela Universidade do Sul da Califórnia uma versão gigante capaz de construir uma casa inteira em menos de 24 horas.

O robô gigante foi projetado pelo professor Behrokh Khoshnevis e substitui uma parte dos trabalhadores da construção civil. A tecnologia, conhecida como Contour Crafting, poderia revolucionar a indústria da construção. Com uma proposta de redução de custos, tornaria viável a possibilidade de que milhões de pessoas de baixa renda tivessem moradias decentes, além de poder ser usada para reconstruir áreas devastadas por desastres naturais, como foi o caso das Filipinas recentemente.

A solução Contour Crafting pode rapidamente construir uma estrutura completa a partir de um projeto de computador. Ela também produz estruturas muito mais fortes do que os métodos tradicionais de construção e, enquanto o sistema ergue as paredes com concreto, trabalhadores ficam responsáveis pelo acabamento, tornando o processo muito mais rápido e eficiente.

Veja como funciona:

HYPENESS_Casa3D_09

HYPENESS_Casa3D_08_

HYPENESS_Casa3D_13

HYPENESS_Casa3D_04

HYPENESS_Casa3D_11_

HYPENESS_Casa3D_12_

Imagens: Contour Crafting