ONG cria “loja” na qual moradores de rua podem escolher as roupas que quiserem e levá-las de graça

A Cidade do Cabo ficou bem animada no último dia 14. Uma ação incrível da organização The Street Store, em parceria com a empresa M&C Saatchi e o abrigo Haven Night Shelter, reuniu alguns doadores e moradores de rua de um jeito inusitado: com a estreia de uma pop-up store instalada na calçada.

A primeira “loja de caridade” do mundo funciona ao ar livre, com alguns pôsteres de papelão, que penduram as roupas e acessórios oferecidos, gratuitamente, àqueles que não têm condições de comprá-las. O projeto funciona – e somente dessa maneira – graças às doações de itens dados pela própria população local, gerando uma verdadeira troca de gentileza, solidariedade e experiências.

Além de receberem as doações, os clientes ainda têm uma vantagem interessante, ressaltada por uma das organizadoras do evento, Kayli Levitan, que é vivenciar novamente – ou pela primeira vez – todo o processo de escolher o que se gosta e se quer usar; coisa que normalmente não acontece, pois eles costumam vestir qualquer coisa que lhes dão.

Após a escolha, as roupas são embrulhadas pelos voluntários e os moradores de rua podem seguir seu rumo novamente.

Street-InternaStreet-interna1 Street-Interna2

O projeto visa beneficiar não só a população da Cidade do Cabo, mas do mundo todo. Tudo o que você precisa fazer para colocar a Street Store na sua cidade é arrecadar algumas doações, imprimir os cartazes disponíveis no site thestreetstore.org e colocá-los em algum espaço público. O mundo agradece!

Fotos por Neal Tosefsky e The Street Store.