Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 19 ideias de bate-volta para fugirde São Paulo no fim de semana

por: Paulo Moura

Publicidade Anuncie

Viajar mais. Um item presente em 99,9% das listas de projetos para o novo ano. Daí o ano começa, a rotina de compromissos pessoais e profissionais se faz presente e, pronto, os planos acabam sendo adiados. Por isso, aproveitamos a Seleção Hypeness desta terça-feira para ajudar nossos leitores a cumprir a promessa e damos 19 dicas pra fugir do caos da cidade no fim de semana.

Uma saída é alçar vôos menores, mas em maior frequência, ou seja, em vez de focar em passeios mirabolantes por aí, uma saída é pegar a estrada na sexta-feira à noite ou no sábado de manhã e se permitir curtir um final de semana diferente pelo menos uma vez por mês. Vale tudo, desde um passeio de balão, uma corrida de kart, um belo almoço ou até mesmo um simples chopp para aliviar o estresse do dia-a-dia paulistano.

Confira uma listinha de opções para todos os gostos, bolsos e distâncias que se queira percorrer para uma fuga rápida da capital:

1. De São Paulo à Minas Gerais em uma tirolesa

SP1

A ‘tirolesa voadora’ fica no hotel fazenda Parque dos Sonhos, a 132 km da capital paulista.  Tem 1 quilômetro de extensão e 140 metros de altura. Os turistas começam a atividade na cidade de Socorro, mas terminam a aventura apenas em Bueno Brandão (MG)!

2. Um rolê na praia do Cedro

SP2

Apesar do tumulto de turistas que domina a maioria das praias de Ubatuba, algumas ainda se mantêm praticamente escondidas. Com uma caminhada de 40 minutos por uma íngreme trilha desde a praia do Tenório, chega-se a uma enseada selvagem, quase intocada, com mar que varia entre tonalidades de azul e verde, e areia grossa e branca. É um paraíso, principalmente para os praticantes de mergulho.

3. Caverna de Santana

SP3

Sem dúvida é a caverna mais linda do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Possui cerca de 7 km de extensão, com salões magníficos. Nela, estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o ‘Buraco do Segredo’, ‘Pata do Elefante’ e ‘Cabeça do Cavalo’.

 4. Feira de Artesanato de Embu das Artes

SP4

Localizado a cerca de 30 km da capital, Embu abriga uma tradicional feira de artesanato que reúne mais de 450 expositores, com produtos de couro e tecido, pinturas e esculturas. A seção do verde, com hortifrutigranjeiros, flores e plantas ornamentais, complementa a diversidade. Vale esticar o passeio pelas lojas de móveis rústicos, antiquários, galerias de arte e ateliês no centro histórico e, lógico, reservar um tempo para provar os comes, como o Acarajé da Dona Laura e as Empanadas do Ramon.

5. Roteiro do Vinho de São Roque

SP5

Nos 10 quilômetros de extensão da batizada Estrada do Vinho, há muitas vinícolas com boa infraestrutura para receber turistas, com restaurantes e visitas ao setor de produção da bebida. Vale ainda visitar os diversos ranchos e pesqueiros da região. Reserve uma parada para o almoço na Quinta d0 Olivardo, que oferece uma inusitada linguiça de bacalhau.

6. Parada obrigatória no Bar do Alemão em Itu

SP6

Mesmo tendo aberto duas filiais na capital, a matriz desse histórico restaurante é inigualável e vale muito um bate e volta! Fundado em 1902 como uma padaria pelo imigrante Max Steiner, o lugar é repleto de relíquias e oferece um filé à parmegiana imbatível que vai bem com qualquer uma das cervejas alemãs do cardápio.

7.  Arroz de Comitiva em Cunha

SP7

A perfeita tradução do campo está na estância climática de Cunha, cidade a 222 km de São Paulo. Em Cunha, você encontra a cachoeira do Pimenta, a cerâmica do Jardineiro e o incrível Arroz de Comitiva do Celeiro do Gutto (foto abaixo). De quebra, visite a menor cervejaria do país, a Wokenburg. Tudo de bom!

8. Um chopp no Pinguim

SP8

Inaugurada na década de 30, essa choperia é um clássico que aquele que gosta de um chopp não pode deixar de visitar. Localizada num prédio histórico e tombado, ao lado do Theatro Pedro II no centro de Ribeirão Preto, o Pinguim transpira boêmia com lustres personalizados, piso xadrez, grades de época e barris decorativos.

9. Fazenda Dona Carolina

SP9

Datada de 1872, sua gigantesca sede localizada na região de Itatiba traz a influência da colonização portuguesa em suas linhas arquitetônicas. O clima de fazenda está presente em todos os cantos, desde os jardins, a comilança no esquema all inclusive, a cachaçaria própria, os passeios de charrete e a pescaria. Programa perfeito para ir passar o final de semana com crianças.

10. Refúgio no Rancho da Cachaça

SP10

Oncotô? Proncovô? Doncovim? Doncosô? O rancho que respira mineirês a apenas 5km de Holambra é um verdadeiro refúgio. O café da manhã no forno à lenha e a cachacinha ao som de moda de viola no final do dia desanuviam qualquer estresse!

11. Passeio de balão em Boituva

SP11

Prepare-se para ‘acordar com as galinhas’ como se diz no interior, já que os vôos de balão costumam sair sempre às 6 da matina de Boituva. O ‘sacrifício’, contudo, como se pode ver na foto aí, será mais do que recompensado, com um visual incrível!

12. Kart na Granja Viana

SP12

Que tal chamar os amigos e dar um acelerada na pista? A da Granja, que sedia a Copa SP, dependendo do traçado do dia, chaga a ter 1.111 metros de extensão. Os carros pesam entre 70 e 150 quilos e podem chegar a até 90 km/h nas baterias, que duram em média 25 minutos. Diversão garantida!

13. Um dia no pesqueiro Cabreúva

SP13

Prestes a completar 20 anos, esse pesqueiro-restaurante na região de Paulínia é uma bela opção de passeio de final de semana. Tem peixe para todos os gostos: lagos com apenas tilápias que chegam a 5 Kg; tanque com piaus e douradinhos; tanque com pacus e carpas; e ainda um tanque maior com tambaquis e pintados.

14. Festa do Divino em São Luís do Paraitinga

SP14

Reserve aí na sua agenda: 40 dias depois da Páscoa é uma das melhores épocas para visitar a cidade mais charmosa do interior paulista.  As congadas e moçambiques, cavalhadas, dança de fitas, folias, maracatu, pau de sebo e os bonecões João Paulino e Maria Angu invadem as ruas do centro histórico. Há também roda de samba, sarau, teatro de rua, apresentações musicais, artesanato e outras tantas manifestações da cultura local. Destaque também para a maravilhosa culinária da região!

15. Relax em Águas de São Pedro

SP15

Destino para quem busca tranquilidade. Entre as atrações estão estâncias e águas famosas por suas propriedades terapêuticas – as fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles são as que mais atraem visitantes.

16. Rafting no Rio Juquiá

SP16

A emoção começa quando todos embarcam nos botes para descer os 5 km do rio e enfrentar, em 2h30, corredeiras e várias quedas. Um dos momentos mais divertidos é o “surfe”, quando a embarcação desliza sobre a crista de um refluxo.

17. Surfe no Canto do Moreira

SP17

Para quem quer curtir as ondas de Maresias, o Canto do Moreira, ao sul da praia, é o lugar onde estão as melhores condições para a prática do surf. Considerado por muitos surfistas experientes a melhor e mais tubular direita de São Paulo.

18. Banho na Cachoeira do Chá

SP18

Principal atração turística de Tapiraí, pequena cidade na região de Sorocaba. São quase 30 metros de queda d’água cercada por todos os lados por uma intocada reserva de mata atlântica.

19. Um respiro no Templo Zu Lai

SP19

O Templo Zu Lai é um autêntico templo budista localizado a menos de 40km de São Paulo, em Cotia. O templo é um dos vários monastérios Fo Guang Shan que existem no mundo e é aberto para visitação o ano todo.

E aí, qual o seu plano preferido?

faixa-selecao-hypeness


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.