Gadget inovador permite que pessoas controlem seus sonhos

Tudo começa com um conceito um pouco intrigante, mas fascinante: o sonho lúcido, aquele estágio do sono em que você se apercebe que está sonhando. Segundo a iWinks, “num estado de sonho lúcido, tudo se torna possível: navegar pelo espaço, lutar com dragões que cospem fogo ou tornar-se presidente, tudo a partir do conforto e segurança da sua cama”. Para o levar a esse estado, os laboratórios da empresa americana criaram o Aurora.

O Aurora é um gadget, que se usa como uma fita na cabeça, e que mede ondas cerebrais e rastreia movimentos dos olhos e do corpo, para ajudar as pessoas a ter um sono mais leve e menos estressante (a frequência de pesadelos diminui drasticamente). Na fase REM (Rapid Eye Movement), em que os sonhos são vividos de forma mais intensa, o aparelho emite luzes e sons especiais para fazer com que o usuário se aperceba e controle o processo.

O Aurora funciona com uma ligação via Bluetooth a uma app pra smartphone e tem outra inovação curiosa: um despertador inteligente, que acorda o usuário no momento em que ele se sentir mais preparado pra isso – permitindo que saia da cama sem esforço e bem descansado.

 Uma inovação que, além de bacana, pode melhorar a vida de muitas pessoas (sabemos como o sono é importante para o nosso rendimento e até felicidade), e que superou largamente o valor necessário para o financiamento no Kickstarter: 90 mil dólares, contra os mais de 239 mil que arrecadou.

AuroraLucidDreams1

AuroraLucidDreams2

AuroraLucidDreams3

AuroraLucidDreams4

AuroraLucidDreams5

AuroraLucidDreams6

AuroraLucidDreams7

AuroraLucidDreams8

O Aurora deverá chegar ao mercado no segundo semestre do ano e a iWinks deixa a pergunta no ar: “passamos um terço das nossas vidas dormindo. Por que não tirar o máximo proveito desse tempo?”.