arte

A incrível arte em tampas de bueiros que virou mania no Japão

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O Japão é um país que transpira arte. Desde suas surpreendentes construções (como mostramos aqui) até as incríveis exposições (o Hypeness falou delas aqui), tudo possui um toque de genialidade. Inclusive os bueiros. Com muitas cores e estilos, eles ganham vida. E as cidades também.

Para quem não sabe, estilizar tampas é uma verdadeira obsessão dos japoneses. Tudo começou em 1985, quando um burocrata do alto escalão do Ministério da Construção Civil surgiu com a proposta de permitir que os municípios pintassem suas próprias tampas de bueiros. O objetivo era simples: sensibilizar a população sobre a importância de projetos de esgotos e torná-los mais palatáveis para os contribuintes.

Graças a concursos, a mania decolou e as cidades foram logo competindo entre si. De acordo com a Sociedade Japonesa de Linha de Tampões (sim, isso é real), hoje existem quase 6 mil bueiros artísticos em solo japones. E segundo a última pesquisa, a maioria são de árvores, paisagens e pássaros – símbolos que, evidentemente, buscam impulsionar o apelo local.

Confira alguns.

Japanese-manhole-cover-art-12

Japanese-manhole-cover-art-13

Japanese-manhole-cover-art-14

manholes-

Japanese-manhole-cover-art-15

Japanese-manhole-cover-art-16

Japanese-manhole-cover-art-18

Japanese-manhole-cover-art-20

manholes-2

Untitled-1

manholes-3

Quem faz algo parecido – e muito bem – no Brasil é a dupla Anderson Augusto e Leonardo Delafuente. O trabalho dos caras você já viu aqui no Hypeness.

todas as fotos © S. Morita


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.