Arte

Cobertura Hypeness: um tour pelos murais e grafites da colorida Vila Madalena

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

Ao menos uma vez por mês, o hostel Ô de Casa organiza o PasseiÔ, tour pelos murais e grafites da Vila Madalena, onde está instalado. Com roteiro elaborado por Manuela Colombo, do projeto Conexão Cultural, o passeio com duas horas de duração passa pelos mais diversos becos coloridos de um dos bairros mais queridos e multiculturais de São Paulo.

Os muros da Vila serviram como berço para muitos grafiteiros, imigrantes de pequenas vielas escondidas na capital para o mundo e grandes feiras de arte, como a Arte Basel, em Miami, que anualmente expõe obras de diversos brasileiros. Os artistas AKN, Magrela, Enivo, Titi Freak, Speto, Alex Senna, Nove, Nunca e Kobra são alguns dos exemplos a serem encontrados ali, ao ar livre, grátis para quem quiser ver.

Outros criativos, como Miss Van, da França, a argentina Marina Zumi – que usa tinta neon em seus desenhos -, e Christina Angelina, de Los Angeles, também vieram para enfeitar ainda mais os muros da Vila Madalena, seja no Beco do Batman, no Beco do Aprendiz, que poderá mudar o nome para Beco Niggaz, importante  artista do Grajaú que morreu prematuramente aos 21 anos. É em homenagem a ele que também acontece, há 10 anos, o Encontro Niggaz de Graffiti.

Um dos pontos altos do passeio foi encontrar o Parque Linear das Corujas, com uma galeria a céu aberto de dar gosto. Nomes como Remo, RMI e Tikka colocam suas obras expostas à venda por R$ 2.500,00 com renda revertida para financiamento do projeto EscolaNaPraça. Em parceria com a EMEF Olavo Pezzotti, o objetivo é conectar escolas e espaços públicos, utilizando permacultura e arte como instrumentos de educação, transformação e cidadania.

O inusitado e curioso sofá-jardim que ilustra a capa da matéria é de autoria da artista Letícia, do Peperômia Urbana, e faz parte do projeto Parada do Sofá, que faz intervenções artísticas em sofás largados pelas ruas e caçambas. No final das contas, eles só precisam um olhar carinhoso e uma pitada de verde!

Confira as fotos feitas durante o passeio:

graffiti graffiti-1 graffiti-2 graffiti-3 graffiti-4 graffiti-5

graffiti-6

*Texto e fotos por Brunella Nunes exclusivamente para o Hypeness.

coberturahype


Brunella Nunes

Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Kendrick Lamar é o primeiro rapper a vencer o ‘Pulitzer’ da música