Projeto utiliza cães de rua para ajudar na terapia de idosos esquecidos em asilos

A solidão nunca é boa pra ninguém, muito menos para idosos em um asilo, que subitamente são abandonados por completo por seus parentes e deixam de receber visitas. Ou mesmo para cães que, quando já não são mais filhotes, deixam de ser prioridade para adoções e ficam por anos a fio nos canis.

Pois algumas iniciativas no país têm mudado essa história e feito grandes transformações em idosos asilados, que passam a ser ‘tratados’ por cães em encontros que enfatizam o carinho e a sociabilização, o que leva alegria tanto ao animal como ao ser humano. A iniciativa Cão Terapia é um projeto piloto em Novo Hamburgo, RS, e já é um sucesso, pois a recepção foi calorosa por parte dos idosos e os cães adoraram estar com eles. Um ponto interessante é que, mesmo cães que foram maltratados enquanto estavam nas ruas, não apresentam sinais de resistência ou raiva do homem (nos lembrou inclusive este post aqui).

Segundo o voluntário fisioterapeuta e adestrador André Fröhlich, um dos objetivos da iniciativa é chamar a atenção da sociedade para esses animais, para que possam ser adotados, mesmo que tardiamente. André também desenvolve um curso pioneiro para estudantes com o foco em capacitá-los a treinar cães para que possam fazer parte do tratamento, seja com idosos, crianças ou com portadores de Alzheimer ou depressão.

16468423

Mais Cão Terapia

Felizmente está não é uma ação isolada e, em alguns estados, iniciativas semelhantes já acontecem, como em Boa Vista, RR, onde os cães Simon Bolívar, Mel e Maya são os novos ‘fisioterapeutas’ dos idosos de um abrigo estadual. Fruto da parceria com a Aliança Ambiental do Brasil (Aliambra), nasceu o projeto Visita Animal, onde os cães vão regularmente visitar os idosos como uma das alternativas para melhorar o desenvolvimento psicológico e físico dos doentes, motivando os idosos a se exercitar, com atividades como caminhar ou brincar com os bichos.

cao1

cao2

INATAA (Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais)

É um ONG fundada em 2008 em SP, com o objetivo de proporcionar a idosos e crianças doentes melhoria na saúde física, emocional e mental através dos benefícios terapêuticos da relação homem-animal. Para conhecer mais o trabalho da ONG, visite o site deles aqui.

Abaixo, um vídeo onde a instituição homenageia os voluntários pelo belo trabalho feito ao longo dos anos na instituição, auxiliando idosos em tratamentos que melhoram sua qualidade de vida:

inaata

inaata2

inaata3

inaata4

inaata5

Crédito das fotos de Boa Vista: Marcelo Marques/ G1

Foto de capa do post: Laís e Marisa Aranha – Inataa