Caneta inovadora imprime em 3D usando raios ultravioletas

A impressão 3D ainda está bastante restrita a impressoras caras e complicadas, com a necessidade de modelos criados em complexos programas. A CreoPop é uma iniciativa para tornar a criação de objetos 3D mais simples, sendo indicada até mesmo para crianças.

Trata-se de uma caneta que utiliza polímeros fotossensíveis. Funciona da seguinte forma: a “tinta” é como uma massa que fica dentro da estrutura da caneta – isso significa que não há uso de calor excessivo ou riscos para crianças. Na ponta, luzes ultravioletas são ativadas, solidificando a massa à medida que o objeto é criado. Além disso, o polímero é autoaderente, sendo fácil unir peças e partes.

A CreoPop, que está em crowdfunding aqui, demora 30 minutos para ser carregada e oferece 2 horas de desenho. A empresa oferece “tintas” que brilham no escuro e também um modelo que é sensível à temperatura. Além desses, há planos de criar versões aromáticas,voltadas para a pintura corporal e também “tintas” que conduzam eletricidade, aumentando as possibilidades de uso da CreoPop.

Creo Pop

Creo Pop

Creo Pop

Creo Pop

Todas as fotos © CreoPop