Moradores se unem para construir ponte de madeira com crowdfunding e renovam área da cidade que estava esquecida

As cidades que se desenvolveram na década de 90 com grandes prédios e rodovias podem estar deixando de lado o que talvez seja o mais importante: espaços comunitários. Em Roterdã, na Holanda, isso foi solucionado de uma forma ainda mais comunitária: por meio do crowdfunding.

A ideia era ligar o norte da cidade ao centro, área que precisava de revitalização após ficar “esquecida” devido a rodovias de alto tráfego que foram criadas na região. O problema era que a construção de uma ponte no local, o que favoreceria a circulação de pessoas, só poderia ser bancada pelo município em cerca de 30 anos.

Foi então que os cidadãos de Roterdã decidiram se unir e, em parceria com a ZUS (Zones Urbaines Sensibles) e a International Architecture Biennale Rotterdam (IABR), deram início à Luchtsingel, uma ponte colaborativa que se tornou exemplo para o mundo inteiro.

No projeto, 17 mil tábuas compõe a ponte, que tem 390 metros de comprimento. Para conseguir fundos suficientes, cada tábua poderia ser “comprada” por 25 euros (cerca de 75 reais) via internet, no projeto de crowdfunding, e traria marcado nela o nome do doador. Foi então, com a colaboração dos cidadãos, que a cidade de Rotterdam não só adiantou em 30 anos um projeto essencial para o bem-estar da cidade como provou que o crowdfunding é, sim, capaz de dar suporte a iniciativas incríveis como esta. Em três meses, o projeto conseguiu arrecadar aproximadamente 100 mil euros, mostrando que os moradores realmente queriam essa ponte. Além disso, a ponte renovou os ares de uma região que costumava ser esquecida, trazendo novas empresas, negócios e pessoas de todos os tipos.

Nós do Hypeness fomos convidados pela Holland Alliance, composta por quatro empresas: Netherlands Board of Tourism & Conventions, KLM Royal Dutch Airlines, Aeroporto Schiphol de Amsterdã e Amsterdam Marketing, para conhecer as maravilhas do design e da arte na Holanda, e tivemos a chance de ver essa fantástica ponte de perto.

Luchtsingel

Na foto acima, os nomes dos doadores que participaram do financiamento coletivo foram gravados nas pranchas de madeira.

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Além da ponte, a área também ganhou um espaço dedicado às crianças do local, que em alguns casos, não têm acesso fácil a uma variedade de tipos de entretenimento. As crianças ganharam uma cama elástica e um balanço. Outra iniciativa inovadora, é a criação de uma horta comunitária no local (aqueles “verdinhos” logo atrás da área dos brinquedos são mudas de hortaliças e verduras) para que a população possa se unir também para produzir alimento, e para ensinar para as crianças a importância de plantar e respeitar a natureza.

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Fotos © Jaqueline Barbosa e Emerson Viegas/Hypeness

Projeto de Luchtsingel

Luchtsingel Luchtsingel

Luchtsingel

Luchtsingel

Fotos © ZUS