Start-up alemã inaugura o primeiro supermercado sem embalagens descartáveis no mundo

Que nossas formas habituais de consumo estão mudando, quase todo mundo já sabe. O que pouca gente conhece são efetivas iniciativas pioneiras que incentivem uma mudança no nosso jeito de consumir.

Um grande símbolo do consumo, a embalagem, tem sido alvo de diversas críticas mundo afora pela quantidade excessiva de desperdício de materiais e pela quase inutilidade da mesma depois de cumprir sua função principal de transporte do produto (dentre outras funções). É claro que um grande número de embalagens são extremamente úteis para nosso cotidiano e tornam-se indispensáveis, mas, em uma outra ponta, temos centenas de exemplos de embalagens inúteis que só servem para encarecer o produto ou atrair o consumidor.

Em um típico supermercado temos vários exemplos disso e, para mudar o cenário, uma start-up alemã chamada Original Unverpackt surgiu com o intuito de abolir completamente as embalagens nas dependências do supermercado. Como é possível? O cliente pode levar seu próprio recipiente para guardar as compras, usar uma embalagem de papel reciclável ou, em último caso, pegar emprestado um recipiente.

108aee53

A start-up foi fundada por duas alemãs e já havia recebido recursos privados, mas está participando de uma campanha de financiamento coletivo para conseguir o restante do montante necessário para avançar. A primeira loja vai ser aberta em Berlim e, apesar de não ter previsão de data de inauguração, abrirá as portas, muito provavelmente, ainda este ano.

Assista ao vídeo da campanha, em alemão, mas com conceitos totalmente universais:

startup_alema

startup_alema2

startup_alema3

startup_alema4

startup_alema5

startup_alema6

A start-up afirma que não trabalhará com muitas marcas, e que venderá inicialmente alimentos, produtos de limpeza e higiene, dando preferência aos produtores locais e alimentos orgânicos, com a venda sendo feita por peso, para que não haja desperdício.