Seleção Hypeness: 13 marcas que criaram ambientes fora do comum para vender seus produtos e serviços

Não é só com as grifes de moda que uma vitrine mais ousada e uma ambientação de loja diferenciada são itens fundamentais para fisgar o consumidor. Praticamente em todos os segmentos se encontram hoje marcas que têm apostado em conceitos de design inovadores para se diferenciar da concorrência.

Deixando um pouco de lado aqui cases já consagrados mundialmente, como Apple, Mattel, Hershey’s, Starbucks, Levi’s, Nike, Puma e afins, criamos uma Seleção Hypeness de estabelecimentos que saíram do lugar comum para conquistar a clientela e criaram apelos visuais incríveis para seus negócios.

Dá uma olhada:

1. Globetrotter

Localizada em Köln, na  Alemanha, essa loja para aficionados por esportes radicais leva ao extremo as possibilidades de experimentação por parte dos clientes, com direito a uma piscina que faz o papel de lagoa onde é possível testar caiaques, canoas, roupas e equipamentos mergulho.

Loja1_

Foto via Kölner Stadt-Anzeiger

2. Freitag Flagship Store

Com 26 metros de altura, a loja suíça constituída por 17 contêineres empilhados, comercializa produtos reciclados, sobretudo bolsas, feitas a partir de lonas de caminhões e cintos de segurança.

Loja2

Foto via Container SA

3. Lairesse Apotheek

A tabela periódica iluminada na fachada dessa farmácia em Amsterdam já dá uma indicação do interior futurista desse estabelecimento. Estantes em verde-brilhante expõem produtos fitoterápicos, uma sala de leitura em vidro nos fundos abriga monitores LED onde é possível ter acesso gratuito a um banco de dados com informações médicas com sintomas de várias doenças e terapias alternativas. Por fim, um cubo de perspex funciona como caixa de depósito para o descarte seguro de remédios que não são mais usados.

Loja3

Foto via Discover-Workplaces

4. Sweet Enough

A marca de doces e balas diet possui uma loja conceito em Melbourne, na Austrália, que explora o universo infantil de maneira ímpar. A proposta incita o consumidor brincando com a comunicação visual, estimulando-o a levar um pedacinho da loja para casa.

Loja4

Foto via Retail Design Blog

5. Rice to Riches

O famoso e corriqueiro arroz doce nosso de cada dia foi transformado num produto premium consumido como sorvete, com variedade de sabores e coberturas, nessa loja conceito localizada no Soho, em Nova York. A loja possui paredes cobertas por frases divertidas que incentivam a gula e não fazem nenhuma cerimônia quanto às calorias.

Loja5

Foto via Transformations you can see

6. Happy Pills

Tem pílula contra a “insuportável luz da vida”, “depressão das segundas-feiras” e contra “as tradições ultrapassadas”. Bom, se não cura, pelo menos adoça a boca. A Happy Pills, uma portinha apertada entre dois prédios na rua Avinguda del Portal de l´Angel, em Barcelona, na Espanha, poderia ser apenas mais uma loja de balas a quilo, não fosse o conceito de sua apresentação, que puxa pelo bom humor (negro). A loja mais parece uma farmácia. Nas paredes, uma infinidade de balas coloridas podem ser escolhidas pelo ‘doente’ num exercício açucarado de automedicação.

Loja6

Foto via Simple Song

7. Comvert

A marca que produz roupas e acessórios com a marca Bastard para snowboarding e skateboarding transformou um antigo cinema de Milão em um ambiente maravilhoso aos olhos de qualquer skatista.

Loja7

Foto via Arch Daily

8. Kirk Originals

Para divulgar os seus óculos de forma inovadora, a marca criou uma loja em Londres onde não há nenhum tipo de mesa, cadeira ou móvel, é tudo decorado com uma espécie de “olhos” que servem como suporte para os óculos da marca. No total são 187 “olhos” espalhados por toda a loja onde as pessoas podem circular e admirar a coleção.

Loja8

Foto via Cool Hunter

9. DJM Orthodontics

O hobby do dentista David J. Myers – colecionar tudo relacionado a carros antigos – o inspirou a transformar seu consultório em algo completamente inusitado. A ideia é relaxar e distrair os pacientes, sobretudo os mais apreensivos.

Loja9

Foto via Creative Offices

10. Fahrradhof Altlandsberg

O alemão Christian Petersen encontrou uma maneira diferente de chamar a atenção para sua oficina de consertos  e reparos de bicicletas, localizada em Altlandsberg , perto de Berlim. A intervenção artística na fachada foi feita com nada menos do que 120 bikes!

Loja10

Foto via Design Taxi

11. Once upon a Cream

Essa sorveteria e loja de cupcakes tailandesa ganhou uma temática que lembra as máquinas de Willy Wonka, inclusive na própria fachada. Mesas de madeira, bancos de vime e teto que imita um céu azul cheio de nuvens claras completam o encanto do ambiente.

Loja11

Foto via Archiscene

12. REI Sports Store

Além de todo tipo de material para todos os esportes de aventura imagináveis, essa loja da marca em Denver, nos Estados Unidos, oferece várias aulas indoor e outdoor sobre tópicos variados, que vão desde canoagem até orientação por bússolas e GPS.

Loja12

Foto via Columbus Dispatch

13. 826 National

Essa ONG que oferece aulas particulares de redação para alunos de 6 a 18 anos nos Estados Unidos encontrou uma maneira inusitada de se sustentar e chamar a atenção para si. Ela se aloja sempre nos fundos de uma loja falsa. Falsa e… absurda! A ideia é sustentar o projeto com produtos para super-heróis, piratas, etc.

Tem a  Pirate Supply Store, que como o próprio nome diz, é uma loja para Piratas com ganchos, iscas ou repelente de sereias, bandeiras, mensagens em garrafas, baús, tapa-olhos e bússolas; tem a Brooklyn Superhero Supply Co. que conta com capas, kits de identidades secretas, anti-matéria,  velocidade da luz em lata , gravidade em lata; e por aí vai…

Loja13

Loja13e

Loja13ee

Fotos via Visit Office

faixa-selecao-hypeness