Entenda o conflito entre Israel e Palestina nessa incrível animação

Um vídeo irônico, satírico e inteligente feito pela cartunista norte americana Nina Paley mostra, de forma desenhada, o conflito histórico pelo domínio da região conhecida como Terra Santa. A animação “This Land is Mine” (“A Terra é Minha”) ilustra a matança dos povos habitantes daquela região, com a trilha sonora de Andy Williams criada por Ernest Gold e Pat Boone.

This Land is Mine é uma paródia de The Exodus Song. Esta música era uma espécie de trilha sonora do sionismo americano na década de 1960 e 70. Era para expressar o direito judaico para Israel. Ao colocar a música na boca de todos os partidos em guerra, eu estou criticando a canção original”, explica Nina Paley

Respeitando a cronologia dos fatos, o vídeo retrata todas as guerras em torno da Terra Santa – nome bíblico que compreende o território de Israel, Cisjordânia e parte da Jordânia, que teria sido prometida ao povo judeu no Antigo Testamento.

Assista ao vídeo e entenda:

this-land-is-mine-27

this-land-is-mine-28

Entenda quem são os personagens no vídeo genial feito por Nina Paley:

this-land-is-mine

Homem primitivo: este “homem da caverna” genérico representa os primeiros moradores, ou colonos, em Israel/Canaã/Levante.

this-land-is-mine-2

Cananeu: como eram os cananeus? Não sei, então este desenho é baseado em uma antiga ilustração sumeriana.

this-land-is-mine-3

Egípcio: Canaã localizava-se entre dois impérios. O Egito controlou Canaã algumas vezes, e…

this-land-is-mine-4

Assírio: a Assíria controlou Canaã outras vezes.

this-land-is-mine-5

Israelita: os “Filhos de Israel” conquistaram a região, de acordo com os sangrentos e violentos registros do Velho Testamento.

this-land-is-mine-6

Babilônio: em seguida, os babilônios destruíram o templo dos israelitas levando os hebreus ao exílio.

this-land-is-mine-7

Macedônio/Grego: e aí chega Alexandre, o Grande, conquistando tudo!

this-land-is-mine-8

Grego/Macedônio: tão logo Alexandre conquistou tudo, seus generais se dividiram e lutaram entre si.

this-land-is-mine-9

Ptolomaico: descendentes gregos de Ptolomeu, um dos generais concorrentes de Alexandre, governavam o Egito vestidos de reis-deuses egípcios. (A famosa Cleópatra da mitologia ocidental e de Hollywood era ptolomaica).

this-land-is-mine-10

Selêucida: outro legado greco-macedônico de Alexandre.

this-land-is-mine-11

Sacerdote Hebreu: esse cara não lutava, ele apenas administrava o Segundo Templo que foi restabelecido pelos hebreus em Jerusalém após o exílio babilônico.

this-land-is-mine-12

Macabeu: os Macabeus eram liderados por Judá “O Martelo” Macabeu, que lutou contra os selêucidas, salvou o Templo, e inventou o Chanmukah. Até que…

this-land-is-mine-13

Romano: os romanos destruíram o Segundo Templo e tornaram a região parte do Império Romano…

this-land-is-mine-14

Bizantino: …e a dividiu formando os impérios oriental e ocidental. A parte oriental foi chamada de Império Bizantino. Eu não sei se os romanos lutaram contra os bizantinos (romanos orientais), mas isto é apenas um desenho animado.

this-land-is-mine-15

Califa Árabe: falando em desenho animado, qual era a aparência dos Califas Árabes? Esta é a minha melhor suposição.

this-land-is-mine-16

Cruzado: depois dos cruzados saírem matando em nome de Jesus Cristo, eles estabeleceram Estados Cruzados, sobretudo, o Reino de Jerusalém.

this-land-is-mine-17

Mameluco do Egito: a Wikipedia diz, “Com o tempo, os mamelucos tornaram-se uma poderosa casta militar em várias sociedades muçulmanas (…) Em lugares como o Egito, da Dinastia Aiúbida até a era de Muhammed Ali do Egito, os mamelucos eram considerados os ‘verdadeiros senhores’, com um status social acima dos muçulmanos nascidos livres. E, aparentemente, eles controlaram a Palestina por algum tempo”.

this-land-is-mine-18

Turco Otomano: já mencionei que isto é um desenho animado? Provavelmente ninguém foi para a batalha vestido desta maneira. Mas os grandes turbantes, as ricas roupas e as joias pareciam estar em voga entre a elite turca otomana, de acordo com algumas imagens que encontrei na internet.

 

this-land-is-mine-19

Árabe: esta é uma generalização grosseira de um “árabe” genérico do século 19.

this-land-is-mine-20

Britânico: os britânicos formaram alianças com os árabes, e então, ocuparam a Palestina. Este desenho é uma simplificação exagerada e usa esta caricatura britânica como um tipo de atos substituto para os europeus em geral.

this-land-is-mine-21

Palestino: Os britânicos ocuparam as terras destes caras, somente para deixá-las abertas ao vasto influxo de…

this-land-is-mine-22

Judeu Europeu/Sionista: sobreviventes desesperados e traumatizados dos campos de extermínio. Os colonos sionistas judeus, estavam prontos para lutar até a morte por um lugar para chamar de lar, mas…

this-land-is-mine-23

OLP/Hamas/Hezbollah: …as pessoas que lá viviam também estavam dispostas a lutar pelos seus lares. Vários movimentos de resistência militarizadas surgiram em resposta a Israel: a Organização de Liberação da Palestina, o grupo Hamas e Hezbollah.

this-land-is-mine-24

Estado de Israel: com o apoio dos países “ocidentais”, especialmente dos EUA, Israel recebeu muitas armas e é o único Estado da região a ter armas nucleares sancionadas.

this-land-is-mine-25

Guerrilheiro/Combatente da Liberdade/Terrorista: às vezes as pessoas lutam com uniformes militares, às vezes não. Para aumentar os calafrios na área estão as armas nucleares ilícitas, possivelmente do Irã ou de outros lugares da região. Quem será o próximo?

this-land-is-mine-26

O Anjo da Morte: o verdadeiro heróis do Antigo Testamento e, também, de agora.

Texto e ilustração: Nina Paley