Startup japonesa cria máquina capaz de converter plástico em combustível

Akinori Ito é um empreendedor japonês que fundou a Blest, uma empresa com um equipamento revolucionário que utiliza um grande número de tipos de plástico e os transforma em combustível.

Mais do que queimar o plástico usando uma chama, que geraria CO2, a máquina usa um controle de aquecedor de temperatura elétrico para converter o plástico em gás bruto, que pode então ser usado em fogões e aquecedores ou, se refinado, pode ser usado em carros e motos. A máquina também tem alta eficiência energética, já que produz quase 1 litro de combustível – gasolina, diesel ou querosene – para cada quilo de plástico, usando apenas 1 kilowatt de energia para a conversão.

Mas o empresário também pensou que sua máquina poderia ser útil em outros países, como África, Filipinas e Ilhas Marshall, e por não ser um equipamento gigantesco, facilmente foi transportado por avião. Nesses países, ele ensinou a população, e especialmente as crianças, como transformar o plástico em combustível, além de alertar para o fato de que o plástico inutilizado não pode ser mais tratado como lixo, e sim como futuro combustível.

combustivel

combustivel2

combustivel3

combustivel4

combustivel5

combustivel6

combustivel7

combustivel8

combustivel9

Agora imagine essa máquina sendo difundida em escala global – a quantidade de CO2 que deixaria de ser emitida, e ainda a facilidade em usar combustível sem precisar importar das grandes refinarias mundiais.

Post por Razões para Acreditar.