Máquina na Austrália troca garrafas e latinhas usadas por brindes, descontos e vale-refeição

Máquinas que trocam materiais por recompensas são um jeito diferente de incentivar as pessoas a reciclar, inclusive postamos há algumas semanas uma que ajuda a alimentar cães e gatos de rua ao mesmo tempo que estimulam a reciclagem (relembre aqui). Na Austrália, agora existe uma máquina onde quem recicla ganha convites para eventos e vales-refeição.

As máquinas instaladas funcionam de forma muito fácil. Qualquer um pode contribuir, bastando apenas depositar uma latinha ou garrafa plástica vazia, se possível sem nenhum tipo de líquido e sem estar amassadas, para facilitar o processo de reciclagem.

Logo quando a pessoa deposita a garrafa ou latinha, a máquina oferece as opções de recompensas, que vão de vale-refeição numa das lanchonetes locais a convites para assistir aos tradicionais fogos de Ano Novo num local especial, passando por descontos nas passagens de ônibus ou por doações para uma ONG, ou ainda juntar ou acumular os créditos para serem trocados posteriormente por ingressos e produtos em lojas de conveniência.

Abaixo um vídeo de como funciona esse eficiente e inovador projeto:

envirobank

envirobank3

envirobank4

envirobank5

envirobank6

A empresa responsável pelas máquinas e pelo modelo de negócio é a Envirobank, especialista em venda reversa, no qual o consumidor, para ganhar um produto, precisa fazer parte do processo de reciclagem, o que causa um grande impacto na quantidade de resíduos sólidos descartados diariamente.