Ônibus reformado oferece banheiro e chuveiro itinerantes a moradores de rua

Um projeto inovador criado pela ativista Doniece Sandoval, tem como objetivo trazer dignidade a mais de 6 mil moradores de rua de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, dando oportunidade de higiene a pessoas longe de ter condições de vida dignas.

Intitulado “Lava Mae”, o projeto não tem fins lucrativos e proporciona chuveiros itinerantes em ônibus adaptados especialmente para os sem-teto. A finalidade do Lava Mae engloba fornecer saneamento básico, diminuir os potenciais problemas de saúde pública, e, talvez o ponto mais crítico, prestar um serviço necessário para ajudar a população a lutar para manter um senso de dignidade e auto-estima.

Em essência, o Lava Mae proporciona o que as Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde consideram um direito humano básico: o acesso a água e saneamento. Cada um dos 8 ônibus, que custou uma média de US$75 mil, é equipado com 3 chuveiros, vestiário e banheiros com capacidade de oferecer de 300 a 500 banhos por semana. Ao invés de pagar altos preços em imóveis na cidade de São Francisco, Doniece Sandoval optou por adaptar ônibus e expandir a possibilidade de levar higiene às pessoas sem que elas tenham que se locomover até certo ponto.

O Lava Mae recebe doações das comunidades para aumentar as oportunidades de fazer o projeto acontecer todos os dias e está em processo de expandir e implementar a ideia para outras cidades. Dá uma olhada no vídeo e nas imagens abaixo e conheça melhor esse projeto do bem:

lava-mae

lava-mae-2

lava-mae-4

lava-mae-5

lava-mae-6

lava-mae-7

LavaM1

“Chuveiros sobre rodas”

lava-mae-8

lava-mae-9

lava-mae-10

Os criadores do projeto explicam – “Todo mundo tem direito de ser limpo. Com higiene vem a dignidade e com a dignidade, oportunidade”.

Todas as fotos: Divulgação