Para combater o desperdício, restaurante prepara pratos com alimentos que seriam jogados fora

O desperdício é um dos maiores males do mundo. Enquanto uns esbanjam fartura em seus pratos, outros almejam ter o que comer no dia seguinte. A triste estimativa é de que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos vão parar no lixo anualmente, representando quase 40% da produção global.

Para reaproveitar a comida em bom estado jogada fora, e evitar o tal desperdício em quantidades absurdas, o inglês Adam Smith e a brasileira de nome gringo Johanna Hewitt, com a ajuda de amigos que se identificam com a causa, fundaram o projeto “The Real Junk Food” (em tradução livre, “a verdadeira comida junk, do lixo”).

E assim nasceu o café Pay As You Feel (em tradução livre, “Pague O Que Você Quiser”), instalado na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, desde o final de 2013, que utiliza apenas mantimentos que continuam bons para consumo e que iriam para o lixo. Como o nome indica, os clientes pagam o quanto quiserem ou acharem justo pelo que estão consumindo.

Ou seja, os responsáveis aproveitam não os alimentos que já foram jogados fora, mas que passaram do prazo de validade e ainda estão totalmente consumíveis, vindos de várias fontes, como supermercados, feiras, restaurantes, entre outros. Tendo isso em mãos, o cardápio varia diariamente, já que é elaborado exatamente com o que há no estoque. O casal também preza por refeições nutricionalmente variadas e equilibradas.

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A iniciativa social e gastronômica já soma grandes feitos para a comunidade local, como uma ceia natalina para moradores sem-teto de Leeds. O café, que abriga até 30 pessoas, passou a abrir todos os dias da semana e conta com a ajuda de voluntários na equipe.

Ao todo, já foram servidas 4 mil refeições, que alimentaram cerca de 3 mil pessoas em Londres. No país, estima-se que mais de 15 milhões de toneladas de alimentos sejam descartados devido a segurança alimentar.

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No Facebook, é possível encontrar maiores informações e acompanhar o projeto.

E se a gente trouxesse essa ideia incrível para o Brasil, você iria?

*Este post é um oferecimento da ”Heineken open your world“.