Cobertura Hypeness: antigo Hospital Matarazzo recebe exposição com mais de 100 artistas brasileiros e internacionais

A contínua montagem na pré-abertura de uma grande exposição num prédio de 1904 não tira o brilho do evento. A partir do dia 9 de setembro, as portas do antigo Hospital Matarazzo, na rua Rio Claro, 190 – Bela Vista, em São Paulo, se abrem após 20 anos de silêncio. O motivo principal é a junção de mentes criativas numa exposição com 100 artistas nacionais e internacionais, chamada “Made By… Feito por Brasileiros“, onde cada um deles se entregou de corpo e alma, sem ganhar um centavo.

A data celebra não só a arte na cidade, mas marca o recomeço, a construção da memória futura do espaço que por muitos anos serviu para curar pessoas e dar à luz a outras. Para isso, o nome do complexo de 27 mil metros quadrados foi rebatizado para Cidade Matarazzo, que abrigará futuramente o chamado Centro de Criatividade, local onde se incluirão residências, cinemas, estúdios de produção para filmes, música e arte, espaços para exposições, áreas para desenvolver artesanato, moda e as inúmeras especialidades da culinária brasileira.

cidadematarazzo27

cidadematarazzo22

cidadematarazzo10

A mostra traz à tona as expressões artísticas de importantes nomes da cena contemporânea mundial, como Adel Abdessemed, Moataz Nasr, Jean-Michel Othoniel, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman, Tony Oursler e Kenny Scharf, que ocuparão pavilhões, praças e corredores, ao lado de consagrados nomes da arte contemporânea brasileira, entre eles Tunga, Henrique Oliveira, Márcia e Beatriz Milhazes, Iran do Espírito Santo,  Lygia Clark, Nuno Ramos e Vik Muniz.

Logo na entrada, uma instalação de Arne Quinze já nos convida a entrar no misterioso hospital desativado.

cidadematarazzo37

cidadematarazzo36

Idealizada por Alexandre Allard, que já patrocinou diversas exposições na França, de artistas como Mirò e Basquiat, a exposição visa valorizar ainda mais o potencial artístico da cidade e do país. “Há sete anos procuro um lugar como este. Queria um lugar onde todos na cidade pudessem se expressar. Isto que está aqui é um movimento, um processo dinâmico, porque tudo o que você vê aqui vai desaparecer. A energia por trás disso é o mais importante”, argumentou Allard durante a apresentação de mais um de seus ‘filhos’.

O curador Marc Pottier explicou a mostra como “uma invasão criativa onde cada artista faria uso dos espaços como quisesse”. “Temos muitas obras que são como um diálogo com o espaço”, conclui.

Entre os curadores de projetos especiais, Baixo Ribeiro, idealizador da galeria Choque Cultural, pontuou que tornar visível um lugar que estava invisível até então foi sua grande motivação para participar. “Quando pensamos em memória, lembramos de passado, mas estamos em busca da memória do futuro deste lugar. Imagino que o projeto não é só de arte, mas de mobilização, trazer as pessoas e formar uma nova memória”, declarou.

cidadematarazzo39

Vik Muniz

cidadematarazzo30

cidadematarazzo33

cidadematarazzo34

cidadematarazzo38

cidadematarazzo32

Sylvie Blocher

cidadematarazzo35

cidadematarazzo8

cidadematarazzo14

Cristoph Draeger

cidadematarazzo26

Rochelle Costi 

cidadematarazzo23

cidadematarazzo24

Obs: água de reuso.

cidadematarazzo25

cidadematarazzo42

Kenny Scharf

cidadematarazzo19

cidadematarazzo21

cidadematarazzo20

Lucas Simões

cidadematarazzo16

cidadematarazzo18

Franck Scurti

cidadematarazzo17

Tony Oursler

cidadematarazzo12

cidadematarazzo7

Wang Du

cidadematarazzo2

cidadematarazzo

cidadematarazzo6

Xavier Veilhan

cidadematarazzo3

cidadematarazzo5

cidadematarazzo4

Simon Watson e Xavier Veilhan

cidadematarazzo29

Vincent Rosenblatt

cidadematarazzo40

cidadematarazzo41

Maria Nepomuceno

cidadematarazzo11

cm

cm2

Joana Vasconcelos

cidadematarazzo31

Daniel de Paula

cidadematarazzo28

Com um novo respingo de arte para a cidade, um novo rumo para um enorme e histórico espaço, a exposição “Made By…” tem entrada gratuita e estará aberta ao público a partir do dia 9 de setembro, com visitação até o dia 12 de outubro.

Exposição “Made by… Feito por Brasileiros” @ Cidade Matarazzo – de 9 de setembro à 12 de outubro

Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista

Terça- feira a Domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness