Cobertura Hypeness: fomos conhecer uma horta urbana no meio da cidade de São Paulo

São Paulo é mesmo um lugar paradoxal. Saindo da região central em direção à Zona Norte, passando por uma multidão de prédios cinzentos e atravessando um viaduto sobre o deprimente rio Tietê, em menos de 5 km você chega a um verdadeiro oásis na cidade. Bem-vindo ao Hortão da Casa Verde.

Poderia ser apenas mais um terreno cheio de entulho como tantos outros, abandonado para especulação imobiliária. Mas, há cerca de 4 anos, os paisagistas André Carretta e Carmen Sampaio arregaçaram as mangas para dar um destino mais sustentável ao espaço.

Com a utilização de técnicas de agroecologia e permacultura, aos poucos a área de quase 2 mil metros quadrados foi se enchendo de vida. E a iniciativa não demorou a atrair novos colaboradores, que voluntariamente vão até o Hortão para se conectar com a natureza e trocar experiências.

hortao58

hortao10

Apesar do clima brasileiro nem sempre apresentar estações bem definidas, a primavera tem sempre uma data certa de início: 23 de setembro. Comemorando sua chegada, alguns dias antes o Hortão abriu as portas para mais visitantes conhecerem. E o Hypeness esteve lá para conferir.

Ao entrar, você já começa a respirar melhor. Caminhando pelas pequenas trilhas no meio de tantos tons de verde, não tem como não se sentir em paz. Ali você encontra uma variedade incrível de hortaliças, frutas e legumes. O lugar é tão exuberante que, mesmo sendo um dia cinza e meio chuvoso, as fotos mostram a força do verde.

hortao01

hortao02a

hortao02

hortao03

hortao25

Tomate, alface, couve e inhame. Manjericão, orégano, alecrim e citronela. Jaboticaba, mamão, banana e até framboesa. Não precisa nem comentar que agrotóxico não entra, né? Tudo que sai do Hortão é orgânico. A adubagem e o controle de pragas são feitos com os próprios insumos gerados pela terra dali.

hortao45

hortao36

hortao49

A recomendação no Hortão é andar sempre com os sentidos atentos. A qualquer momento, você pode fazer uma nova e fascinante descoberta.

hortao21

hortao52

O local também é um berçário de anuros (sapos, pererecas e rãs), que são importantíssimos para o equilíbrio do ecossistema. Apesar de não ter encontrado nenhum pelo caminho, dava para ouvi-los aqui e ali.

hortao24

hortao37

A celebração da primavera ainda teve na programação um delicioso almoço vegano, bazar, oficina de produtos de beleza naturais, apresentações musicais e teatrais. Vale ressaltar que a ação é comunitária. Não se trata de um espaço para comercialização de produtos e serviços, mas sim de aprendizado e troca de conhecimentos. Qualquer contribuição é voluntária e apenas para cobrir custos. Permutas também são sempre bem-vindas.

E é exatamente de mais iniciativas assim que uma metrópole como São Paulo precisa. Nem sempre dá para sair da cidade para ter um contato mais próximo com a natureza. É ótimo ter opções como essa. Inclusive, é um programa bem interessante para quem tem filhos. Uma aula prática e gratuita sobre como os alimentos não nascem nas prateleiras dos supermercados.

hortao48

hortao39

hortao11

hortao50

hortao54

  hortao56

hortao18

Para saber mais sobre o Hortão da Casa Verde, acompanhe o grupo deles no Facebook. E, se possível, vá até lá, inspire-se e ajude a multiplicar essa experiência por aí.

Todas as fotos © Daniel Boa Nova para o Hypeness

Veja aqui uma matéria do Hypeness sobre um curso de horta online.

coberturahype