Conheça as Earthships, as casas mais sustentáveis do mundo

Esqueça contas de luz, água ou condomínio: nas casas mais sustentáveis do mundo, você vive de forma autônoma, sem depender de energia ou fontes de água externa. Chamadas de Earthships, esse modelo de casa ecológica é criado com material reciclável e tem como base o uso de pneus preenchidos com terra. Aliás, é aí que mora o segredo para manter a residência a constantes 22°C, faça sol ou neve, sem depender de climatizadores.

Pensada nos anos 70 pela Earthship Biotecture, esse tipo de construção tem três objetivos principais: 1) criar uma arquitetura sustentável; 2) depender apenas de fontes naturais de energia; e 3) ser economicamente viável e poder ser construída por qualquer pessoa. Dessa forma, temos, hoje, casas que são construídas com pneus e materiais recicláveis, que fazem uso da água da chuva e da energia solar e que podem ser montadas por uma dupla de leigos em poucas semanas.

Antes de serem construídas, as Earthships são muito bem pensadas dentro do terreno disponível, de forma que as janelas da fachada consigam absorver o calor e a luminosidade do sol, otimizando a forma com que a construção lida com a temperatura. A massa térmica, que consiste nos pneus com terra, é capaz de fazer a troca térmica natural, mantendo os ambientes em uma temperatura agradável.

A estratégia de construção da casa envolve ainda paredes internas feitas com uma estrutura de garrafas e, além disso, muitas das Earthships são construídas em forma de ferradura, proporcionando a iluminação natural dos cômodos.

earthship1

earthship2

earthship3

EarthshipsExtra1

earthship4

earthship5

earthship6

earthship7

earthship8

earthship9

earthship10

earthship11

earthship12

earthship13

earthship14

earthship15

earthship16

earthship17

A Earthship Biotecture comercializa casas sustentáveis que custam de US$ 7 mil a US$ 70 mil e que, diferente do que muitos imaginam, oferecem o mesmo conforto de uma casa moderna comum. Essa é a prova de que para ser sustentável não é preciso recorrer a cabanas no meio da floresta (embora essa estratégia também tenha o seu charme, como você já viu aqui no Hypeness).

Todas as imagens © Earthship Biotecture