viagem

Holandesa simula viagem de férias sem sair de casa pra mostrar como é possível manipular nossas vidas nas redes sociais

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Ela mentiu para a família e para os amigos que iria passar as férias no sudeste da Ásia, trancou-se em casa por 42 dias e forjou uma viagem, com direito a fotos, vídeos, souvernirs e comida típica. O motivo? Provar o quão fácil é manipular situações na redes sociais.

Zilla van den Born tem 25 anos, é designer e mora em Amsterdã, na Holanda. A viagem “fake” fez parte de um projeto acadêmico, que foi levado super a sério pela holandesa. Durante esse tempo, ela se dedicou apenas à manipulação da viagem, que contou com muita habilidade no Photoshop e, sobretudo, criatividade.

A foto em que aparece mergulhando em águas paradisíacas, na verdade, foi tirada na piscina de sua casa. O mesmo foi feito com pratos típicos, que ela mesmo cozinhou, e souvenirs, comprados em lojinhas de seu próprio bairro. Embora seus pais realmente a tenham levado até o aeroporto, Zilla nunca chegou a embarcar e as supostas conversas que tinham via Skype eram adornadas por um cenário montado em seu quarto – um guarda-chuva e luzes de Natal simulam um hotel asiático, não?

Bem pensado e muito bem executado, o plano de Zilla van den Born não só rendeu um excelente projeto acadêmico como teve ampla repercussão na internet. Afinal, o quanto do que vemos nas redes sociais é forjado – do sorriso “espontâneo” à boa vida?

Edição de imagem #1

Edição de imagem #2

Edição de imagem #3

Conversa via Skype

Original:

viagem-fake5

Editada:

viagem-fake7

Original:

viagem-fake8

Editada:

viagem-fake3

Original:

viagem-fake9

Processo de edição:

viagem-fake4

Editada:

Faketrip1

viagem-fake

viagem-fake2

Todas as fotos © Zilla van den Born


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.