A mercearia que vende produtos orgânicos e naturais sem embalagens

Há alguns meses, mostramos aqui no Hypeness uma startup alemã que ganhou aporte para abrir um supermercado que não usa embalagens (relembre aqui). Mas uma mercearia na cidade de Austin, no Texas, já funciona e cumpre seu requisito: “sem embalagens, mercearia desperdício zero”.

A cidade de Austin é sede do famoso supermercado norte-americano que vende produtos naturais e orgânicos, o Whole Foods, mas isso não impediu um grupo de empresários de fundar uma mercearia bem no quintal da gigante de alimentos naturais: a loja In.gredients, também especializada em produtos naturais e orgânicos.

A ideia é muito simples (e convenhamos, se você perguntar para seus avós eles dirão que isso já existia desde quando eles eram pequenos) – assim como muitas pessoas levam sacolas para o supermercado, os consumidores do In.gredients são incentivados a levar seus próprios recipientes para embalar os itens, como grãos, óleos e produtos lácteos. Se alguém não tiver seus próprios recipientes, a loja irá fornecer os compostáveis​​. A empresa substitui o lixo insalubre e superlotado por alimentos locais, orgânicos e naturais, e também atua como um centro comunitário com aulas de culinária, oficinas de jardinagem, e mostras de arte.

“Verdade seja dita, o que é normal no ramo de supermercados não é saudável para os consumidores ou para o ambiente”, disse o co-fundador da In.gredients, Christian Lane, em um comunicado para imprensa.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre essa iniciativa:

ingredients-1

ingredients-2

ingredients-3

ingredients-4

ingredients-5

ingredients-6

ingredients-7

ingredients-8

3d5a6f37-ea53-4bba-8ebe-3d2024080f8a

be6b05b1-c96e-4d66-b55a-7a6963a2670c

c3b0f676-64af-4481-88e3-4f7e3606624d

Este é um caminho mais que necessário, pois pesquisas indicam que, nos EUA, são produzidas 700 mil toneladas de lixo todos os dias, e que 40% disso tudo são embalagens.