Grupo de teatro faz shows de comédia em que o público só paga o quanto ri

Em um buffet por quilo, você só paga o que come. Em um bar, por aquilo que bebe. E neste show de comédia, paga pelo que ri. Com o auxílio de câmeras com reconhecimento facial, o grupo espanhol de teatro independente TeatreNeu encontrou uma forma divertida de reconquistar a plateia, que andava afastada devido ao custo dos ingressos.

Em 2013, a Espanha aumentou em 13% os impostos sobre apresentações teatrais, o que acabou afastando muita gente da cena cultural – a queda chegou a 30%! Para valorizar o teatro e reconquistar o público, o TeatreNeu teve a ideia genial de cobrar por risada. O espetáculo é gratuito, porém, cada vez que você rir das piadas do palco, são cobrados 30 centavos de euro e a partir de 80 risadas, o preço é fixado em 24 euros (pouco mais de 70 reais). Justo? No final da apresentação, você pode ainda ver as imagens de cada risada, contabilizá-las e até mesmo compartilhá-las nas redes sociais.

O resultado foi tão bom que o TeatreNeu não só recuperou seu público como o aumentou. Agora, o sistema de câmeras está sendo estudado por outras companhias e até mesmo um aplicativo mobile foi criado para que você possa pagar por suas risadas sem precisar enfrentar a fila da bilheteria.

Dá uma olhada na apresentação abaixo:

pay-per-laugh1

pay-per-laugh2

pay-per-laugh3

pay-per-laugh4

pay-per-laugh5

pay-per-laugh6

pay-per-laugh7