O carro autolimpante que evita o desperdício de 500 litros de água por lavagem

Com a crescente falta d’água em São Paulo, problema ambiental que se estende ao longo dos séculos, nada melhor do que medidas para economizá-la. A ideia de não ter mais que perder tempo lavando a louça, por exemplo, já está sendo executada e agora a Nissan criou o protótipo de um carro autolimpante, evitando a perda de aproximadamente 500 litros d’água, desperdiçados durante a lavagem comum.

Esta é a primeira montadora a aplicar algo do gênero na fabricação de automóveis. O modelo europeu Nissan Note recebeu um tratamento baseado na nano-tinta, material que repele a sujeira e o pó, utilizando o tratamento industrial chamado Ultra Ever Dry, que é super-hidrofóbico e oleofóbico, rejeitando substâncias à base de água e óleo em sua camada de proteção. Após alguns testes, a marca concluiu que o desempenho do revestimento tem sido bom em condições de chuva, lama, granizo, geada e água parada.

Outros testes estão sendo elaborados até que se encontre a fórmula perfeita para que o carro seja lançado no mercado. Imagina como seria fantástico pro meio ambiente e para o nosso dia a dia se não tivermos que nos preocupar em limpar e lavar o que consumimos? O futuro promete soluções impressionantes e nós já estamos ansiosos! Dá uma olhada no vídeo com o veículo que não suja nunca:

Para saber mais sobre o Ultra Ever Dry, assista abaixo:

nissan9

nissan4

nissan10

nissan7

nissan8

nissan3

nissan1

nissan2

nissan5

nissan6

Todas as fotos © Nissan