Empresa cria carro movido à água salgada que já ganhou autorização para circular nas estradas europeias

Ele tem cara de esportivo saído do Need for Speed, portas que abrem para cima, um motor em cada roda, chega a 100 km/h em incríveis 2,8 segundos e é movido a água do mar. Chamado de QUANT e-Sportlimousine, esse veículo foi apresentado durante o Salão de Genebra, em março deste ano, e recentemente ganhou uma licença para circular pelas estradas de toda a Europa.

O projeto é da empresa nanoFlowCell, que testa o uso de baterias químicas em automóveis. Assim como uma bateria de hidrogênio, o líquido eletrólito passa por uma membrana existente no tanque, criando uma corrente elétrica que é armazenada e distribuída por super capacitores. Cada tanque tem capacidade para até 200 litros de água salgada que permitem rodar até 600 km – o que é bastante, se você levar em consideração que cada um dos quatro motores (um em cada roda) oferece 227 HP.

Trata-se de um carro esportivo que, além de usar uma bateria  de energia limpa ainda em fase experimental, chega a incríveis 378 km/h. Ao rodar pela Europa, a empresa pretende otimizar a tecnologia empregada no veículo e testar a bateria química para, quem sabe, implementá-la também em carros não esportivos. O modelo ainda não tem data de lançamento confirmada ou preço, embora o valor do QUANT e-Sportlimousine esteja estimado em US$ 1,7 milhão.

Mas nem só de energia limpa e alta velocidade se faz esse carro. Confira as imagens e o vídeo de demonstração e aprecie o design e tecnologia envolvidos no projeto:

Comercial QUANT e-Sportlimousine

Tecnologia de bateria

Design

quant6

quant8

quant9

quant11

quant12

quant13

quant1

quant2

quant10

quant4

quant5

Todas as fotos © nanoFlowCell