Casal de publicitários viaja pela América ajudando pessoas

Você termina a escola, passa no vestibular, faz uma faculdade e tem uma carreira bem-sucedida. Mas o que fazer quando você chega nessa última etapa e sente que lá dentro ainda tem algo faltando? O casal de publicitários Marcelo Castro de Oliveira, 28, e Tainá de Castro Rodrigues, 31, encontraram no voluntariado a felicidade que lhes faltava. O que começou com um coletivo cultural em uma escola da zona leste de São Paulo terminou com um projeto ambicioso: viajar a América, do Ushuaia ao Alasca, ajudando as pessoas.

Economizando na grana mas não nos sorrisos, o casal já percorreu mais de 33 mil quilômetros e conheceu 40 cidades ao longo de 320 dias, no projeto que eles batizaram de Calle America (“Rua América”, em português). Nesse período, eles já ajudaram em 11 projetos socioambientais no Uruguai, Chile e Argentina.

Trabalhar em ONGs que cuidam de mulheres que sofreram violência doméstica, ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes da periferia e encarar o desafio de trabalhar em fazendas, cuidando de hortas e animais, satisfaz mais o casal do que se dedicar à publicidade, às grandes marcas, aos números e aos conceitos superficiais, como eles mesmo afirmam.

Era gratificante ver como as pessoas são felizes com menos, apesar da luta diária para sobreviver. Também nos encantava ver como a humanidade brotava. São dois mundos quase que radicalmente opostos. Lá, as pessoas se ajudam, se conhecem e compartilham suas vidas. Do nosso lado da cidade, muitas vezes não conhecemos nosso vizinho de prédio“, afirmou Marcelo sobre o que os levou a escolherem embarcar no Calle America.

O casal documenta os trabalhos desenvolvidos em vídeos e fotos, além marcar curiosas estatísticas sobre a viagem e dicas turísticas. Mais do que desenvolverem a si mesmos, eles querem ajudar a desenvolver o mundo.

Calle America – Uruguai

Calle America – Argentina

calle-america1

calle-america2

calle-america3

calle-america4

calle-america5

calle-america6

calle-america7

calle-america8

calle-america9

calle-america10

calle-america11

Todas as fotos © Calle America