Celulas fotovoltáicas transparentes poderiam transformar sua janela em um painel solar

Pense em todas as janelas dos prédios da sua cidade e no sol que passa por elas e não é aproveitado. Sim, os vidros poderiam ser usados como forma de captar a luz solar para transformá-la em energia limpa e barata. Essa é a ousada proposta da Ubiquitous Energy, que conseguiu desenvolver um tipo de célula fotovoltáica transparente.

É comum que edifícios utilizem lâminas adesivas transparentes nos vidros para controlar a iluminação e a temperatura do ambiente. O mesmo poderia ser feito para captar energia.  As moléculas do filme desenvolvido absorvem a luz e a enviam para placas conversoras, criando energia para alimentar pelo menos parte dos utensílios presentes em escritórios e casas.

No momento, os cientistas conseguiram fazer com que o sistema converta até 1% da luz recebida em energia – contra 20% nos painéis solares. Apesar da eficiência reduzida, tem-se em mente que o filme é muito mais barato que o uso dos painéis, além de poder ser utilizado em extensões muito maiores e diversas. O uso dessa tecnologia permitiria, por exemplo, que carros e até mesmo um celular aproveitassem a energia limpa do sol.

celulas-fotovoltaicas-transparentes1

celulas-fotovoltaicas-transparentes2

celulas-fotovoltaicas-transparentes3

Todas as fotos © Ubiquitous Energy