design

Conheça a marca que cria bolsas modernas feitas com lonas velhas de caminhão

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Tudo começou em 1993, quando os irmãos designers Markus e Daniel Freitag estudavam como criar uma bolsa resistente, impermeável e funcional. O objetivo era poder levar de bicicleta seus desenhos sob o clima chuvoso da Suíça. Um dia, olhando pela janela de seu apartamento, Markus teve um insight.

Entre tantos carros do mesmo tom que passavam pela rua em frente, as cores vivas da lona de um caminhão se destacaram. Ali estava a solução. Juntos, os dois irmãos criaram uma bolsa reaproveitando lonas usadas, câmaras de pneu de bicicleta velhas e cintos de segurança recuperados. O protótipo foi testado por um entregador ciclista e passou com louvor.

Em um roteiro comum a muitos negócios nascentes, os primeiros clientes foram amigos. Depois, amigos de amigos. Hoje, a Freitag tem mais de 470 lojas ao redor do mundo, em cidades como Berlim, Hamburgo, Viena e até Tóquio. Mas a produção continua toda na Suíça, com cerca de 160 funcionários trabalhando na sede.

Nós do Hypeness, tivemos a chance de conhecer o espaço durante a #SWISSExperience, ação idealizado pela Agência Ptahx | mindGo’s, junto com a SWISS International Airlines, com apoio do Switzerland Tourism e ficamos impressionados com a qualidade, design e bom gosto dos produtos.

Aqui é possível visualizar um pouco das instalações e modo de produzir da empresa:

freitag34

freitag10

freitag08

freitag27

freitag24

A Freitag conta com duas linhas de produtos. A Fundamentals, mais esportiva e baseada no conceito original dos dois irmãos, e a Reference, que desde 2010 traz carteiras e bolsas com uma costura mais refinada. Pelo site deles você consegue explorar (e comprar, se quiser) os mais de 50 modelos, disponíveis em várias cores.

freitag11

freitag13

freitag20

freitag29

freitag06

Em 2006, um projeto grandioso da marca tomou forma em Zurique: a Freitag Shop. Composta por 17 containers e 26 metros de altura, é uma loja-conceito com um visual impactante.

freitag36

freitag39

freitag37

Uma curiosidade é que o protótipo humilde e artesanal que deu início à empresa se tornou referência em design. A peça original está em exposição no MOMA, em Nova York, e no Museu de Design de Zurique. Mas mesmo já virando item de museu, ainda tem muitos novos capítulos por vir na história da Freitag.

freitag25

freitag01

freitag16

freitag22

freitag12

Veja aqui uma Seleção Hypeness com marcas que criaram ambientes fora do comum para comercializar seus produtos e serviços.

Créditos: Imagens destaque, 2 a 8, 10 e 14 a 18 via; Imagem 1 via; Imagem 9 via; Imagens 11 a 13 via;


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.