Novo mercado é inaugurado na Holanda com 228 apartamentos e mural gigante de mais de 36 mil metros quadrados

A Holanda ficou ainda mais bonita com a inauguração do Market Hall Rotterdam, uma espécie de “mercadão” local, exceto pelo fato de oferecer moradia também. Após cinco anos de construção, o espaço de 312 mil metros quadrados foi aberto ao público, que desfruta não só da boa comida mas também do visual impressionante, projetado pelos arquitetos holandeses da MVRDV:  um mural interior com mais de 36 mil metros quadrados.

Intitulada Cornucopia, a obra de arte colorida foi elaborada pelos artistas Arno Coenen e Iris Roskam, que ilustraram produtos frescos do local, além de flores e insetos, em alusão ao movimento artístico holandês do século XVII. Parte da imagem foi impressa em painéis de alumínio perfurado ligados a painéis acústicos, para controle de ruído, trazendo mais vida e menos poluição sonora ao mercado. A luz solar fica radiante graças às paredes de vidro, que também mostram a arte para os curiosos do lado de fora.

Entre dois andares dividem-se 96 barracas de comida e 20 de varejo, além do conjunto habitacional. Ao todo, são 228 apartamentos e duplex na parte superior, espalhados por nove andares do prédio, incluindo a curva do arco. Pisos de vidro permitem que os moradores deem uma espiada na agitação do mercado. E aliás, parece que vai ficar cada vez mais agitado, pois a expectativa é que a atração receba entre 4 e 7 milhões de visitantes por ano. 

mercado2

 mercado10

mercado11

MarkthalE

mercado9

mercado6

mercado7

mercado4

mercado5

mercado3

mercado13

 

mercado1

Todas as fotos: Reprodução