sustentabilidade

Arquitetos desenvolvem sistema inteligente de captação de água da chuva

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Em algumas cidades do Brasil a água já é um bem escasso. E isso tem muito mais relação com a maneira como usamos este recurso do que com a falta de chuvas. Mas a utilização de um sistema de captação de água da chuva pode ser uma ótima solução para esse problema.

Pensando nisso, os arquitetos Uli Zens e João Pedro David, do Incriatório, criaram um sistema vertical de captação e armazenamento de água da chuva que ocupa bem menos espaço do que as cisternas tradicionais. Inaugurado este mês em uma casa na Lapa, em São Paulo, o sistema armazena 320 litros de água em menos de meio metro quadrado.

Por ser modular, o sistema é facilmente adaptado a diferentes condições, podendo ser utilizado em empresas, casas e edifícios. O funcionamento é simples: a água é captada pela calha e passa por um filtro que separa a água das folhas. Depois disso, ela poderá ser utilizada para regar plantas e limpar a casa, por exemplo. Mas a ideia é ainda mais ambiciosa e prevê, em um momento posterior, utilizar plantas para o tratamento da água, em um processo chamado de biorremediação.

Dá uma olhada:

cisterna1

cisterna2

cisterna3

cisterna4

cisterna5

cisterna6

cisterna7

A implantação de um sistema similar ao das fotos custa em torno de R$ 9.000 e é possível solicitar um orçamento pelos e-mails uli@incriatorio.com e joaopedro@incriatorio.com. O valor inclui o projeto, filtro, materiais, mão de obra especializada e garantia.

Todas as fotos via Planetária Soluções Sustentáveis


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.