O garoto de Serra Leoa que constrói aparelhos eletrônicos com o que encontra na lixeira

Você já ouviu falar de Serra Leoa. E, muito provavelmente, não pelos motivos mais inspiradores. Talvez tenha ouvido sobre a guerra civil que devastou o país africano no final dos anos 90, deixando milhares de mortos. Ou talvez tenha ouvido falar de lá por conta da recente epidemia do vírus ebola.

Mas agora você vai conhecer uma outra Serra Leoa. A Serra Leoa de Kelvin Doe, um jovem prodígio nascido e criado na capital do país. Aos 13 anos, Kelvin aprendeu engenharia de forma autodidata. Como a falta de energia elétrica era uma constante em sua cidade, às vezes durando semanas para voltar, ele tomou a iniciativa de construir baterias, geradores e transmissores por conta própria. Para conseguir os materiais, vasculhava latas de lixo em busca de sucata reaproveitável.

Kelvin também criou artesanalmente a sua própria estação de rádio, onde assume o nome artístico DJ Focus para tocar músicas e transmitir notícias. A rádio acabou se tornando o espaço onde os ouvintes podem debater e reivindicar as melhorias necessárias para sua comunidade. Tanta iniciativa e criatividade em um contexto tão precário acabou trazendo recompensas. Já com 15 anos, Kelvin foi convidado a estudar por 3 semanas no MIT, referência mundial em tecnologia, e se tornou a pessoa mais jovem a ingressar na universidade norte-americana. Daí para ser convidado a fazer uma palestra no TED foi um pulo.

Assista ao vídeo abaixo (em inglês) e saiba mais sobre a trajetória desse gênio de Serra Leoa. Para ajudar mais jovens como Kelvin a prosperar, clique aqui.

kelvin02

kelvin14

kelvin16

kelvin20

kelvin08

kelvin15

kelvin21

kelvin22

kelvin12

kelvin11

Veja uma lista com 10 lugares inspiradores que estão vencendo as dificuldades da falta de comida.

Foto topo via; Imagem 01 via; Imagem 02 via; Imagem 03 via; Imagem 04 via; Imagem 05 via; Imagem 06 via; Imagem 07 via; Imagem 08 via; Imagens 09 e 10 via