sustentabilidade

Painel inovador na Holanda avisa qual o melhor vagão do trem para embarcar

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Os usuários das estações de trem e metrô tem um dilema básico na hora do rush, que é simplesmente tentar sobreviver para chegar ao destino desejado. Dramas à parte, é praticamente impossível encontrar um espaço nas estações no meio de tanta gente e bagunça, num horário onde a maioria está indo ou saindo do trabalho. E pior: todos querem pegar o primeiro vagão que veem pela frente e, mesmo quem não quer, acaba entrando de qualquer jeito.

Pensando no sufoco que é enfrentar isso todos os dias, a companhia holandesa de trens NS, em parceria com a ProRail, resolveu implantar uma sinalização nas estações com o intuito de organizar e sinalizar os usuários sobre a lotação do próximo trem a chegar e quais vagões estão menos cheios. Além disso, o país das bicicletas não poderia se esquecer delas, mostrando também informações importantes para quem vai embarcar na companhia das magrelas.

Após muita pesquisa de idealização e infraestrutura, o resultado mais confortável, rápido e seguro foi aplicar painéis de LED, suspensos ao longo de 180 metros da plataforma, utilizando as cores vermelha, laranja e verde para indicar a ocupação dos vagões e o número de assentos vazios.

Antes de se expandir a nível nacional, o sistema passou por um projeto piloto de três meses em 2013, na estação ferroviária Den Bosch, e foi muito bem sucedido, com avaliação elevada pelos usuários. Curiosamente, um app para celular com as mesmas informações também foi testado e não atingiu o resultado desejado.

Já podemos implantar a ideia no Brasil? O vídeo abaixo mostra o funcionamento dos painéis, olha só:

nsprorail

nsprorail5

nsprorail6

nsprorail8

nsprorail7

nsprorail2

nsprorail3

nsprorail4

Todas as fotos © Edenspiekermann


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.