Casal recebe financiamento de mais de US$ 2 milhões para transformar asfalto em placas solares inteligentes nos EUA

Você já parou para pensar o quanto a energia solar poderia ser melhor utilizada? O maior empecilho para a popularização desse tipo de energia limpa está em dois fatores: 1. o custo dos painéis, que ainda é alto e 2. a quantidade de painéis que precisam estar conectados a fim de gerar energia suficiente para alimentar uma casa. Para resolver esse problema, foi criada a Solar Roadways, um projeto incrível que quer pavimentar as principais avenidas, ruas, calçadas e quadras poliesportivas dos Estados Unidos usando placas fotovoltaicas especiais.

A pavimentação inteligente é formada por módulos hexagonais compostos por uma camada de base, uma segunda de luzes LED e, por fim, um vidro desenvolvido exclusivamente para o projeto, capaz de aguentar mais de 113 toneladas e descongelar a neve que se acumula. A Solar Roadways permite que a luz, hoje retida pelo asfalto, possa ser transformada em energia e utilizada para a iluminação pública e para alimentar as residências e o comércio de cada cidade – estima-se que se a maioria das estradas norte-americanas fossem pavimentadas com essas placas, a produção de energia limpa seria três vezes maior ao consumo atual.

As lâmpadas LED presentes em cada hexágono seriam de extrema utilidade para a demarcação de faixas e sinalização de ruas. Espaços como quadras e praças também seriam beneficiados, já que a configuração das luzes é completamente personalizável. Quer transformar a quadra de basquete em quadra de tênis? Basta reprogramar as luzes via software.

solar-roadway5

Ao lado de uma avenida pavimentada pelo Solar Roadways, uma canaleta de manutenção seria instalada. Lá estaria organizada toda a estrutura necessária para armazenar e distribuir energia. Aproveitando esse espaço outros tipos de cabos, como de internet, que hoje se estendem pelos postes, poderiam ser canalizados, tornando as cidades mais bonitas e permitindo uma manutenção mais eficiente.

A consolidação do projeto também estimularia o mercado de veículos elétricos, garantindo ambientes com índice de poluição menores. E já que o assunto é sustentabilidade, vale mencionar que cerca de 10% do material utilizado na composição do vidro especial das placas é reciclado.

A ideia da Solar Roadways é do casal de engenheiros Julie e Scott Brusaw, que há oito anos vêm trabalhando na iniciativa. “Queríamos painéis solares em que você pudesse dirigir, estacionar e andar em cima“, explica Scott. O projeto já conquistou dois financiamentos da Adminsitração Federal de Rodovias dos EUA e está em seu segundo protótipo. Agora, o casal arrecadou cerca de US$ 2,2 milhões via crowdfunding no IndieGoGo e pretende, em breve, viabilizar o produto comercialmente.

Introdução – Solar Roadways

solar-roadway4

solar-roadway10

solar-roadway9

solar-roadway8

solar-roadway7

solar-roadway6

Todas as imagens © Solar Roadways