Inovação

O hotel em São Paulo que muda de cor conforme a qualidade do ar

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Quem passar pelas ruas Oscar Freire e Lorena, em São Paulo, verá uma novidade que poderá ser um dos próximos cartões postal da cidade – o hotel WZ Jardins ganhou uma fachada coberta por luzes de LED. O edifício muda de cor conforme os níveis de poluição sonora, atmosférica e temperatura.

Através dos sensores instalados no prédio, buzinas, sirenes, barulho de carros, ônibus e do vento são detectados e promovem a mudança de coloração do prédio. A fachada fica avermelhada se o ar está muito poluído. Se a qualidade do ar melhora, as cores mudam para verde, roxo, azul e laranja. “A nova fachada vai lembrar um camaleão”, afirma Guto Requena,  arquiteto e criador do projeto, comparando-a com o réptil capaz de mudar de cor.

O arquiteto transformou assim uma estrutura antiga da década de 1970 em uma construção altamente tecnológica e interativa. As pessoas poderão interagir com os edifício através de um aplicativo para celular, segundo o site Arch Daily, e qualquer um poderá identificar a qualidade do ambiente aos arredores do hotel.

Este incrível projeto nos convida a refletir sobre as condições da cidade em que vivemos. Veja o vídeo e as fotos  sobre a fachada:

FolhaSP1

Foto © Ayla Hibri/Folha de São Paulo

FolhaSP2

Fotos © Ayla Hibri/Folha de São Paulo

fachada-iluminada-ok

Foto © Ayla Hibri/Folha de São Paulo

predio-rosa-interna

Foto © VejaSP

As cores do edifício mostram a qualidade atmosférica:

qualidade-do-ar-ok

Foto © VejaSP


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Robôs estão monitorando e inibindo a presença de pessoas em situação de rua em São Francisco