inspiração

O que acontece quando se pede a um garoto que dê um tapa em uma menina?

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Na Itália, a violência praticada contra a mulher está aumentando. Segundo a ONU, cerca de 30% das mulheres já sofreu violência e a cultura machista mata cerca de 130 italianas todos os anos. Mas o que acontece se alguém pedir a um garoto italiano que dê um tapa em uma menina?

Para provar que ninguém nasce machista e que crianças, mais que adultos, entendem sobre respeito, um grupo de seis garotos entre 7 e 11 anos foi convidado pela Fanpage.it a participar de uma espécie de experimento. Todos eles responderam perguntas sobre seus nomes, idades, e o que gostariam de ser quando crescessem – um quebra-gelo para o que viria a seguir.

Os meninos, todos italianos, foram depois apresentados a uma garota chamada Martina. Eles foram então questionados sobre o que mais gostavam nela – mãos, sapatos e cabelo foram algumas das respostas. Encantados com a menina, foi solicitado que os garotos fizessem carinho nela e que, então, lhe dessem um tapa. Como esperado, nenhum deles aceitou a proposta e, ao serem questionados sobre o porquê, trouxeram respostas bastante simples, como “não se bate em mulher“, “não quero machucá-la” e “sou homem e ela menina“.

Embora seja possível tecer diversas críticas a essa tentativa de “experimento social”, o vídeo é válido à medida que prova o machismo como uma construção cultural e que as crianças (ao menos a maioria delas) estão livres disso. Em três dias o vídeo alcançou mais de 33 milhões de visualizações e, esperamos, contribuiu para o debate sobre o machismo e a violência contra a mulher. Vale a pena assistir:

garoto-tapa1

garoto-tapa2

garoto-tapa3

garoto-tapa4

garoto-tapa5

garoto-tapa6

garoto-tapa7

garoto-tapa8

garoto-tapa9

garoto-tapa10

garoto-tapa11

garoto-tapa12

garoto-tapa13

Não concorda com o feminismo? Veja nesta tirinha incrível alguns motivos pelos quais todos nós deveríamos abraçar o feminismo – clique aqui.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.